Vacina pentavalente não chega a todas UBS de Barueri

437

Leitores reclamam não ter encontrado a vacina em unidades de saúde apesar de envio pelo governo federal

O Governo Federal anunciou no início da semana ter iniciado a entrega de novos lotes da vacina pentavalente (veja) aos estados no último dia 9/1.  Oito dias após o início da repartição de 1,7 milhão de doses em todo o Brasil, moradores de Barueri afirmam não encontrar ainda a vacina nos postos da cidade.

“Fui vacinar o meu filho de quatro meses na UBS do Audir, mas me informaram que a vacina ainda não chegou e me pediram para ligar na segunda-feira, para saber sobre a data de entrega na unidade”, contou uma leitora ao BnR.

Em outro caso, uma leitora procurou a pentavalente para a filha na UBS Adauto Ribeiro Camargo, no Parque dos Camargos, mas a unidade também não tinha data para recebimento. “Me informaram que ainda não tem previsão para a chegada da vacina na UBS. Minha filha tem oito meses e só tomou uma dose, as outras duas estão em atraso”, declara a leitora. A pentavalente deve ser aplicada nas crianças em três doses, aos dois, quatro e seis meses de vida.

A Secretaria de Saúde do estado chegou a informar o Barueri na Rede que a última remessa enviada pelo Ministério da Saúde ao estado foi de 497,6 mil doses. A nota ainda explica que desde o início da semana 30 mil doses estão sendo destinadas ao Grupo Regional de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Osasco, que abrange também Barueri.

Além das UBS do Parque dos Camargos e Jardim Audir, moradores também afirmam não encontrar as doses na UBS Pedro Izzo, no Jardim Esperança. O abastecimento da vacina está irregular desde julho do ano passado, quando a Anvisa reprovou lotes do imunológico (relembre). Apesar da falta da vacina, há leitores que encontraram as doses nas UBSs do Jardim Tupã e do Parque Viana. “Só fiquei sabendo que a vacina chegou no Tupã porque conheço funcionários que trabalham lá dentro”, diz uma leitora ao BnR.

Após o anúncio de distribuição do Governo Federal e relatos de mães que não encontraram a vacina para seus filhos nos postos da cidade, o Barueri na Rede entrou em contato com a prefeitura, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), questionando qual seria a forma de distribuição da vacina pentavalente na cidade e em quais UBSs já estavam disponíveis as doses. Porém, até o fechamento da reportagem, não teve nenhuma resposta.