Uso de máscaras de proteção passa a ser obrigatório em locais públicos

1506
- Publicidade -

Medida, imposta pelo Governo de São Paulo, vale a partir de quinta-feira, 7/5, em todas as cidades do estado

Por: Caroline Rossetti

O uso de máscaras de proteção será obrigatório em espaços públicos a partir de quinta-feira, 7/5, em todas as cidades do estado de São Paulo. O anúncio foi feito pelo governo estadual nesta segunda-feira, 4/5, dia em que já começou a valer a obrigatoriedade nos transportes públicos, como nos trens da CPTM, no Metrô e nos ônibus intermunicipais da EMTU.

Ao Barueri na Rede, a prefeitura afirmou que o município “segue as determinações do estado e já trabalha em um decreto levando em conta as últimas determinações com relação ao uso de máscaras”. A administração municipal alegou que está aguardando as indicações do governo estadual com relação a fiscalização para finalizar e publicar o decreto municipal.

Segundo governo estadual, o uso da máscara deverá ser feito por toda pessoa que for circular pelas cidades. O objetivo, de acordo com o governador João Doria em coletiva de imprensa, é de proteger a população de São Paulo, para que diminua a possibilidade de infecção e de novos registros de mortes pelo coronavírus.

A medida faz parte das ações do governo do estado para frear o ritmo de contaminação da Covid-19, e será publicada no Diário Oficial do Estado de terça-feira, 5/5. A regulamentação da regra, com relação a aplicação de penalidades a quem desobedecer a obrigatoriedade do uso de máscara, caberá a cada prefeitura.

Na semana passada, o governo estadual já tinha decretado que seria obrigatório o uso de máscaras no transporte público a partir desta segunda-feira, 4/5 (relembre). Na ocasião, já havia sido dito que cada prefeitura teria que fazer o próprio decreto para a utilização do item.

Distribuição de máscaras

Núcleo de Moda está confeccionando máscaras, que estão sendo distribuídas para a população e para funcionários municipais/ Foto: Divulgação – Secom Barueri

O Núcleo de Moda, equipamento do Fundo Social de Solidariedade de Barueri gerenciado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), está confeccionando máscaras de proteção facial. Na quarta-feira, 29/5, os itens começaram a ser distribuídos à população nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ao todo, foram duas mil máscaras de pano doadas, feitas pelas instrutoras do setor.

A equipe também já entregou mais de seis mil máscaras, para funcionários da própria Sads e de outras áreas municipais. Entre eles a secretaria saúde, servidores do cemitério, garis, asilo municipal, serviço municipal, Cras, Creas, casa da criança, Parque da Maturidade, Cepac e no Parque Imperial.

Nessa primeira etapa, a ideia da prefeitura é de distribuir 10 mil máscaras para a população em rodoviárias e filas de banco, por exemplo. Em um segundo momento, o Núcleo de Moda fará mais 10 mil máscaras.

- Publicidade -