Teatro Municipal recebe a Paixão de Cristo na Semana Santa

1683
- Publicidade -

Grupo formado na Paróquia Santa Cruz tem no seu elenco jovens católicos e evangélicos da cidade toda e se apresenta quatro vezes nos dias 14,15 e 16/4

paixao-5
A ator Bruno Fonseca interpreta o papel de Jesus Cristo há cinco anos. Fotos: Igorfotoclik

O Teatro Municipal de Barueri (TMB) apresenta nos dias 14, 15 e 16 de abril o espetáculo Paixão de Cristo. A montagem do Grupo Paixão de Cristo da Paróquia Santa Cruz é encenada na Semana Santa há mais de 25 anos. Serão quatro apresentações, sendo duas no domingo de Páscoa, dia 16/4. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados no TMB a partir de terça-feira, 4/4.

Segundo Dimas Campos, diretor do grupo, a montagem se diferencia de outras exibidas na região por uma maior abrangência nos temas cristãos, incluindo passagens do Velho Testamento. A cada ano o texto é reescrito e a paixão é mostrada sob temática e olhar diferentes, e transcende o trecho dos evangelhos de Cristo compreendido entre a Santa Ceia e a Ressurreição. Outras particularidades são a inclusão de trechos, dança e música, nos quais as composições próprias são 80% do material apresentado.

Além disso, em parte da pregação de Jesus há uma interação com a plateia e, nos seus sermões, as parábolas são encenadas à parte, enquanto narradas pelo Cristo.

paixao-1
Na atual montagem, o Diabo questiona a fé dos espectadores

A texto é de criação coletiva e para este ano se baseia no questionamento da fé e como ela era vista nos tempos bíblicos e nos dias atuais. E para explicá-la a montagem vai até Abraão, um dos patriarcas de Israel, que deu inúmeras provas da sua fé em Deus. No final do espetáculo, o diabo ainda provoca os espectadores quanto a sua fé.

Dimas é formado em artes cênicas na Faculdade Paulista de Artes e no curso de formação de atores do diretor Antunes Filho, e dirige um elenco composto por 140 pessoas, entre atores, músicos e dançarinos. A direção musical é de Felipe Oliveira, músico com participação em grupos da região e quem assina os cenários é Carlos Lima, que já foi responsável por alegorias em grandes escolas de samba.

O grupo

O grupo foi formado há mais de 25 anos
O grupo foi formado há mais de 25 anos

O Grupo Paixão de Cristo começou nos anos 1990, na então Capela Santa Cruz, na Cruz Preta, subordinada à matriz de São João Batista. Desde então a capela se tornou Paróquia Santa Cruz e o espetáculo, que antes era apresentado no salão paroquial da matriz de Barueri e na praça da Bíblia, no Engenho Novo, passou a ser realizado, desde 2005, no Teatro Municipal de Barueri (TMB).

Além da cessão do teatro para as apresentações, desde 2011 o grupo passou a receber verba da prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. Esse apoio financeiro, e a inclusão da montagem no calendário oficial, possibilitou à produção a evolução nos cenários e figurinos. Neste ano o grupo também recebe verba da empresa alimentícia Kicaldo.

A formação do Grupo Paixão de Cristo foi espontânea, por membros da comunidade que abrange, entre outros, os bairros do Califórnia e do Engenho Novo. Se no início o grupo era formado por jovens da Paróquia Santa Cruz, com o passar dos anos, católicos de outras paróquias do município e evangélicos praticantes passaram a integrar o elenco.

Elenco principal
Jesus: Bruno Fonseca
Diabo: Danilo de Fiori
Maria: Mari Bósio
Abraão: Bruno Botelho

Ficha Técnica
Paixão de Cristo
Realização: Grupo Paixão de Cristo da Paróquia Santa Cruz
Apoio: Prefeitura Municipal de Barueri e Kicaldo
Direçao: Dimas Campos
Produção: Cleber Costa
Direção Musical: Felipe Oliveira
Cenografia: Carlos Lima
Coreografia: Jéssica Torres e Giovanna Pereira
Figurinos; Criação coletiva
Audio visual: Tiago Moraes
Sonoplastia: Thiago Moraes
Iluminaçao: O grupo
Divulgação: Fabiana Santana

Serviço
Paixão de Cristo
Teatro Municipal de Barueri
sexta-feira, 14/4, às 20 horas
sábado, 15/4, às 16 horas
domingo, 16/4, às 17 horas e às 20 horas
Ingressos gratuitos devem ser retirados no TMB, a partir de terça-feira, 4/4
Rua Ministro Rafael de Barros Monteiro, 255 – Jardim dos Camargos
Informações pelo telefone 4198-0972

- Publicidade -