Sob protestos, futebol define seus finalistas

403

Ganga ou Argentinos Jrs, Petrolina ou Ceará. Domingo serão definidos os finalistas do campeonato de futebol

guilherme
Petrolina de Guilherme tenta alcançar a segunda final consecutiva e seu segundo título de campeão

Os finalistas da primeira divisão do Campeonato Municipal de Futebol serão definidos domingo, 22/10. Depois de muita polêmica envolvendo as equipes semifinalistas e a Secretaria de Esportes, os jogos foram marcados para o CT da Vila Porto. O atual campeão Ganga enfrenta o Argentino Jrs pela manhã. À tarde o clássico do Mutinga entre Petrolina e Ceará repetem a semifinal do ano passado.

Toda polêmica, que acabou em ameaça das equipes não entrarem em campo, foi criada pela marcação inicial do jogos semifinais na Arena Barueri e o posterior remanejamento para o CT. Dirigentes das quatro equipes se sentiram desrespeitados, se reuniram e procuraram a Secretaria, exigindo que fossa mantida a decisão original, com a promessa de não entrar em campo no domingo.

Os representantes se encontraram com o secretário Tom Moisés na terça-feira, 17/10, que reiterou a manutenção do CT como local das partidas, alegando que todas as categorias se sentiam no direito de jogar na Arena e  o excesso de jogos prejudicaria o campo. Contrariados, os semifinalistas procuraram as equipes da segunda divisão e dos juniores, que estão na mesma fase de seus campeonatos e ameaçaram com a paralisação dos principais campeonatos municipais.

Com o movimento engrossado com os dirigentes das outras categorias, uma comissão voltou á Secretaria na quinta-feira, 19/10, quando foram comunicados que a decisão era irrevogável e os jogos estavam mantidos na Vila Porto. Temendo prejudicar seus atletas, caso fossem punidos por WO, os representantes das doze equipes decidiram realizar protestos contra a secretaria nos jogos de domingo.

Os jogos da primeira divisão

face-3
O Agentinos de Jé (11) precisa ganhar do Ganga par ir à final

No primeiro jogo, às 11 horas, o Ganga joga contra o Argentinos Jrs pelo empate para continuar sonhando com o bicampeonato e com o seu quinto título e se igualar ao Silveira e o Belval como os maiores vencedores de Barueri.  O atual campeão ficou em segundo na fase de classificação (7V, 1E, 3D, 21 gols a favor e 12 contra), o que garante sua vantagem de jogar pela igualdade. Nas quartas o Ganga eliminou o ABC Califórnia, com uma vitória e uma derrota. O Argentinos terminou em terceiro (6V , 2E, 3D, 14 GP e 13 GC). Nas quartas venceu uma vez e empatou outra contra o Comunidade Vale do Sol.

magoim-4-a-0
Magoim é uma das armas do Ceará para vencer a melhor defesa do campeonato

No jogo da tarde, com início marcado para às 13h30, o líder da fase de classificação, Petrolina, encara seu rival do Mutinga, o Ceará, e se também se classifica com um empate. O rubro negro não perdeu na primeira fase e teve a melhor defesa (6V, 5E, 0D, 18GP e 7GC), e foi conhecer a primeira derrota por 3 a 1 na segunda partida das quartas para o Classe A, depois de vencer a ida pelo mesmo placar. O Ceará, quarto colocado e melhor ataque na primeira fase (6V, 1E, 4D, 25GP e 20GC), teve um começo irregular, se recuperou da metade campeonato em diante e eliminou o Olga nas quartas com uma vitória por 4 a 1 e uma derrota por 2 a 0.