Serviços municipais sofrem alterações

1481
- Publicidade -

Medidas estão sendo tomadas para conter a disseminação do coronavírus. Alguns serviços só atenderão em casos de emergência, como o Ganha Tempo e UBSs

A prefeitura de Barueri divulgou algumas mudanças que estão sendo feitas nos serviços municipais para conter a disseminação do coronavírus. A decisão afeta o Ganha Tempo, as UBSs, os Caps e o Centro de Saúde Funcional.

Ganha Tempo

No Ganha Tempo, desde esta quarta-feira, 18/3, está sendo feita uma triagem para atender apenas casos de emergência. A restrição de atendimento ao público segue orientações Ministério da Saúde, e foi colocada em prática por tempo indeterminado.

Leitores do BnR, que passaram pelo local nesta quarta, contaram que apenas quem tinha serviço agendado estava sendo atendido. Outros casos, estava sendo feita a triagem na entrada para avaliar a necessidade do atendimento.

De acordo com a administração municipal, se as autoridades de saúde avaliarem necessário, poderá ocorrer a interrupção total dos serviços do Ganha Tempo. Caso isso aconteça, será divulgado pela prefeitura. Outras dúvidas pode ser tiradas direto na unidade, pelo telefone (11) 4199-1333.

UBSs

Nas Unidades Básicas de Saúde de Barueri (UBSs) as consultas médicas agendadas e os grupos, conduzidos pelos terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos e enfermeiros, estão sendo gradualmente cancelados. Os  atendimentos odontológicos também serão temporariamente cancelados. Serão mantidos apenas os atendimentos de urgência e emergência.

Os exames laboratoriais agendados serão adiados, para data ainda não definida, com exceção dos atendimentos de gestantes e de casos com prioridade. A marcação de retornos também está suspensa, exceto para consultas de pré-natal, crianças menores de um ano e pacientes com doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão arterial, cânceres, doenças respiratórias crônicas, por exemplo).

Já as receitas de uso contínuo, que estão próximas de vencer, terão seu prazo de validade estendido para 90 dias.

Caps

As atividades coletivas e em grupo dos três Centros de Atenção Psicossocial de Barueri (Caps) – Infantojuvenil, Adulto e Álcool e Outras Drogas – estão temporariamente canceladas. Isso inclui os grupos de família, reuniões de articulações, intersetoriais e de matriciamento.

Serão mantidos apenas os atendimentos de plantão, de referência, individuais e a Hospitalidade Noturna.

Centro de Saúde Funcional

A suspensão também foi direcionada para o Centro de Saúde Funcional, localizado na Arena Barueri. Todas as atividades agendadas no equipamento estão canceladas.

Foi reforçado que todos os profissionais da saúde municipal que foram afetados pelas suspensões ficarão à disposição da Secretaria de Saúde para compor as equipes de combate à Covid-19.

De acordo com a prefeitura, as iniciativas buscam aumentar a proteção da população, expondo-a cada vez menos à transmissão do vírus. A orientação é que os munícipes fiquem em casa e tomem as atitudes básicas de cuidados com a saúde, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenços descartáveis ou a parte interna do braço ao tossir ou espirrar, e não compartilhar objetos pessoais.

- Publicidade -