Saúde, corrupção e segurança: os temas que preocupam o barueriense

1438
- Publicidade -

Pesquisa revela quais são os principais problemas de Barueri para a população e o que ela tem ouvido sobre a cidade

samebz

Quando o barueriense é questionado sobre os problemas e a imagem da cidade no momento, três assuntos prevalecem: saúde, segurança e corrupção. Estes temas dominaram uma pesquisa realizada pelo Instituto MAS que fez duas perguntas aos moradores de Barueri: quais são os principais problemas do município e o que ele ficou sabendo ou ouviu falar sobre a cidade recentemente.

A questão que mais apareceu na pesquisa, de certa forma já esperada, foi a saúde. Ela liderou com sobras as respostas sobre os problemas da cidade, com 30,3% das citações, destacando-se as especialidades médicas. O tema também aparece na pergunta a respeito do que a população tem ouvido sobre Barueri. E o levantamento mostra que o morador ouve relatos de negligência médica, falta de remédios e demora no atendimento. As duas respostas demonstram claramente que a saúde pública é a grande preocupação da sociedade. Tanto que notícias positivas também são citadas entre as respostas, como a construção de unidades médicas e a introdução de novas especialidades.

tabela-1
Os seis problemas mais citados pela população

O segundo maior problema, na opinião do barueriense, é a segurança. O assunto é o segundo mais citado entre os problemas, com 11,3%, com destaques para falta de policiamento e assaltos. O resultado da pesquisa confirma o que se comenta na cidade sobre a insegurança, por exemplo, nos pontos de ônibus, com os frequentes roubos cometidos por motociclistas. A preocupação é reforçada quando a população cita notícias que considera positivas, como os investimentos anunciados pela prefeitura em policiamento e equipamentos para a Guarda Municipal.

A corrupção é o terceiro assunto mais visível. Tanto que lidera quando a questão é sobre o que o morador tem ouvido a respeito da cidade. Com 13,6%, aparece a investigação que a Polícia Federal (PF) faz em torno do prefeito Rubens Furlan. Nessa pergunta, aliás, o tema supera até mesmo a saúde. Além disso, a corrupção é citada de outras formas, como desvios de verbas da educação e da merenda e a investigação do irmão do prefeito, vereador Toninho Furlan, pela PF. Os políticos corruptos em geral também aparecem entre os principais problemas da cidade na visão da população.

A educação é um quarto quesito, que citado em menor percentagem, mas em várias queixas, como falta de uniformes e materiais, problemas com a merenda, uniformes fora do tamanho, salário de professores e desvio de recursos que, somados, atingem 11,7% das referências.

tabela-3
Os seis assuntos mais ouvidos pela população sobre a cidade

A pesquisa do Instituto MAS foi encomendada pelo Baruari na Rede para avaliar como o barueriense está vendo a política nacional e local e que avaliação faz da sua própria cidade . Foram entrevistadas 400 pessoas distribuídas proporcionalmente por 15 sub-regiões de Barueri, seguindo os critérios utilizados pelos principais institutos de pesquisa para esse tipo de estudo. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos.

Esse mesmo levantamento também fez perguntas ao barueriense sobre a visão que ele tem em relação à política da cidade. Os resultados foram divulgados nas seguintes reportagens:

Mandato de Furlan é aprovado por 49% dos eleitores, aponta pesquisa

Pesquisa aponta Bruna e Lancaster mais fracos que em 2014

Pesquisa indica que aprovação a vereadores é de 23,8%

O Instituto MAS

O Instituto MAS foi criado em 1999 e é o principal órgão de medição de opinião da Região Oeste da Grande São Paulo. Já trabalhou para muitas empresas e organizações sociais, além de políticos e gestores públicos de todas as posições. Tem um histórico de grande precisão de acertos em pesquisas eleitorais.

Para conhecer todas as conclusões do levantamento, basta acessar o site do Instituto MAS no endereço www.institutomas.com.br.

- Publicidade -