Cidade chega a registrar índices acima dos 50% nos fins de semana, mas percentual sofre queda durante a semana, chegando a 42%
O Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo (Simi) aponta um comportamento bastante claro do barueriense na adesão ao isolamento social: queda acentuada nos índices durante a semana. No último fim de semana, a cidade registrou 49% no sábado, 2/5, e 56% no domingo, 3/5. No entanto, na segunda-feira, 4/5, o percentual caiu para 44%.
Ao analisarmos os dados registrados pelo Simi na semana passada, a situação é ainda mais gritante. Barueri obteve 55% de isolamento social no domingo, 26/4. Mas na segunda-feira, 27/4, o índice foi para 43%. Aumentou para 44% na terça-feira, 28/4, e teve nova queda para 43% na quarta-feira, 29/4.
Na quinta-feira, 30/4, véspera de feriado, apenas 42% dos baruerienses aderiram à quarentena. Foi o pior percentual registrado por Barueri desde o dia 20/3, quando o município teve apenas 39% de adesão ao isolamento social. No feriado de 1º de Maio, o índice voltou a crescer, dessa vez para 51%.
Desde que o Simi começou a monitorar a adesão à quarentena em todo o estado, em 5/3, o melhor índice alcançado por Barueri foi de 56%, registrado nos dias 29/3 e no último domingo, 3/5. Já o pior percentual, de 25%, foi alcançado no dia 12/3, quando ainda não havia o decreto estadual para o fechamento do comércio e de serviços não essenciais.

Reabertura gradual da economia
Na segunda-feira, 4/5, o governador João Doria declarou que cidades com índices de isolamento social abaixo de 50% serão excluídas da reabertura gradual da economia, programada para o dia 11/5 (leia mais). “Não havendo um índice superior a 50%, já por este item, as cidades estarão automaticamente excluídas de qualquer flexibilização”, afirmou Doria em coletiva no Palácio dos Bandeirantes.
O governo de São Paulo anunciará na sexta-feira, 8/5, as cidades que poderão retomar parcialmente as atividades. Os técnicos, que trabalham nas regras de flexibilização da quarentena, avaliarão em cada município o isolamento social, os casos confirmados e os óbitos por coronavírus, além do número de leitos, principalmente os de UTI.
Em Barueri, se considerarmos apenas a semana de 26/4 a 2/5, o município obteve média de 46%, ou seja, número abaixo do esperado para a reabertura gradual no dia 11/5.
Covid-19 em Barueri
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura na terça-feira, 5/5, Barueri conta com 54 mortes por Covid-19, três a mais do registrado na segunda-feira, 4/5. A cidade investiga outras 19 mortes, que aguardam exames laboratoriais.
Pacientes internados no Hospital Municipal de Barueri (HMB) e Pronto Atendimento do Jardim Paulista são 104. Os casos confirmados somam 558 e os em investigação que estão em isolamento são 1249. Os pacientes curados agora são 348.
Leitos disponíveis em Barueri
Na semana passada, o BnR publicou reportagem sobre os leitos hospitalares na cidade (relembre). Segundo a prefeitura, o HMB estava com ocupação média de 66% da capacidade de cada tipo de leito.
O HMB dispõe de 289 leitos no total, sendo 28 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Diante da pandemia, outros 140 leitos foram destinados para a Covid-19, sendo 103 intermediários e 37 críticos (UTI e semi-UTI).
Já o Pronto Atendimento do Jardim Paulista conta com 30 leitos intermediários para atendimentos a pacientes com coronavírus.