Projeto de escola de Barueri está entre os cinco melhores do Brasil

1465
- Publicidade -

O ‘Construções com Papelão’, da Emei Décio Trujillo, foi premiado no programa ‘Ocupação Criança’

Projeto 'Construções com Papelão’ deixou a Emei Décio Trujillo em destaque no Brasil
Projeto ‘Construções com Papelão’ deixou a Emei Décio Trujillo em destaque no Brasil

A Emei Décio Trujillo, que fica na Estrada Velha de Itapevi, ganhou destaque entre as escolas do país com o projeto Construções com Papelão ao ficar entre as cinco escolhidas de todo o Brasil no programa Ocupação Criança. Realizado pelo Instituto Avisa Lá, em parceria com a Unicef, o programa premiou outras quatro escolas dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar e socializar práticas que respeitem o potencial infantil nos segmentos da educação, e surgiu a partir da observação das ações, das interações, das ideias e diálogos entre as crianças, que possibilitou uma visibilidade da  competência delas.

A professora Jerusa Pereira de Jesus é a responsável pelo projeto premiado/Foto; Rede social
A professora Jerusa Pereira de Jesus é a responsável pelo projeto premiado/Foto: Rede social

A responsável pelo projeto foi a professora Jerusa Pereira de Jesus, que decidiu mudar sua prática de trabalho com as crianças na faixa etária de cinco anos, após participar de um curso sobre Documentação Pedagógica. Sua proposta era a de fazer com que os alunos realizassem as atividades do projeto com materiais de fácil acesso como tecidos, elementos da natureza, papelão, tubos, canos e carretéis, com liberdade de criação.

Dentro da escola, o projeto Construções deu margem para outras atividades, como o Arte em Papelão, ideia que partiu das próprias crianças, melhorando assim a interação escolar entre elas e os funcionários.

- Publicidade -