PM adota medidas de segurança para o jogo

88
- Publicidade -

Comando da Polícia Militar de Barueri toma medidas para evitar que situações que geraram confusão nas partidas anteriores se repitam neste domingo (10/1)

Quem esteve nas últimas partidas da Copa São Paulo na Arena Barueri foi pego de surpresa por medidas tomadas pela Polícia Militar. Objetos como sombrinhas, garrafas d’água e até mamadeiras de crianças tiveram que ser descartados para que o torcedor pudesse entrar no estádio.

Além disso, as longas filas na entrada do estádio geraram confusão entre os torcedores e a PM – houve bate-boca, e muitos só conseguiram entrar no meio do primeiro tempo.

Segundo o comando da PM em Barueri, os fatos que provocaram as queixas dos torcedores são resultado da falta de material adequado, como catracas para organizar a entrada do público – o que levou à elaboração e envio de um ofício para comunicar a situação ao Ministério Público.

A PM ainda revelou que muitos torcedores deixam para ir ao estádio poucos minutos antes do início do jogo, o que provoca filas e teria dificultado a revista de mochilas, por exemplo.

Como a Federação Paulista de Futebol não forneceu catracas ou qualquer outro material para contabilizar quantas pessoas foram ao estádio, a PM não teve como saber o número de torcedores presentes à partida entre o São Paulo x Audax, na quinta-feira (7/1) – diante disso, o Comando da PM elaborou um ofício e comunicou a situação ao Ministério Público. O BnR procurou a prefeitura de Barueri, que é dona do estádio, para saber sobre a falta de material nos jogos da copinha, mas até o fechamento da edição não obteve resposta.

Ainda assim, para o próximo jogo, que será realizado no domingo (10/1), às 18 horas, PM de Barueri adotou medidas para receber e garantir a segurança das 15 mil pessoas esperadas.

Além das restrições para acesso ao estádio já previstas pela Fifa, serão tomadas outras ações restritivas para acesso a Arena – como a proibição de bolsas, pochetes, ou qualquer  objeto que possa ter compartimentos internos, e isqueiros comuns de bolso, ainda que este item seja permitido pelos regulamentos de segurança.

Se preparando para ir a Arena

Para o torcedor que pretende acompanhar a partida deste domingo entre São Paulo e Taboão da Serra, a PM recomenda que o ideal é chegar com uma hora e meia de antecedência. Com esse tempo de antecipação, o público poderá entrar com tranquilidade na Arena.

Orientadores da Federação Paulista de Futebol estarão no local para guiar a qual dos quatro portões o torcedor deverá se dirigir. As ruas próximas e em torno da Arena serão fechadas antes do jogo, mas o estacionamento subterrâneo do estádio estará aberto para o público – são 232 vagas cobertas e gratuitas.

Bares num raio de 200 metros do estádio também serão fechados horas antes do jogo e só poderão reabrir após o término da partida. Além disso, qualquer comércio ambulante estará proibido.

Alguns itens que poderão barrar a entrada do torcedor

Além de armas de fogo, drogas, facas, guarda-chuvas longos, garrafas, latas, fogos de artifício, sinalizadores, mastros de bandeira, animais de estimação (exceto cães-guia) e câmeras, por exemplo, foram estipuladas pela polícia militar outras restrições. A proibição destes objetos pode gerar polêmica, mas é importante saber:

Risco

Protetor Solar 2AProtetor solar – o frasco pode ser usado para transportar alguma substância que cause ferimentos, além de poder machucar se arremessado. Reaplique o protetor momentos antes de ir para o estádio.

 


Isqueiro (1)Isqueiro – pode ser usado para início de incêndios pequenos. Além disso é proibido fumar em espaços públicos e de uso coletivo.

 

 

Mamadeira2

Mamadeira – apesar de ser item indispensável para quem tem criança pequena, a mamadeira pode ser usada para transportar alguma substância que cause ferimentos – além de poder machucar se arremessada.

 

 

BolsaBolsa com compartimento – esse tipo de acessório pode esconder facilmente armas, drogas, facas e diversos outros objetos que podem causar sérios danos e ferimentos. Opte por levar documentos e objetos pessoais indispensáveis em bolsos de roupas.

 

 

Garrafa plástica2Garrafa plástica – pode ser usada para transportar alguma substância que cause ferimentos ou ser arremessada – causando ferimentos. Água, refrigerante e outras bebidas não alcoólicas poderão ser compradas dentro do estádio.

 

Liquido (1)Líquidos – nessa forma, elementos que podem colocar em risco a segurança das pessoas podem entrar sem serem detectados: líquido inflamável ou corrosivo, por exemplo.

 

 

cartaz (1)Cartazes e faixas – podem conter mensagens ofensivas, racistas ou xenofóbicas, ou algo que desvie a atenção do evento. Para aprovação de qualquer desses objetos é preciso consulta prévia com as autoridades locais.

 

Papel2Papel ou rolo de papel – podem ser usados como princípio de incêndio. Não é totalmente vetada a entrada com esse material, desde que em quantidade/tamanho adequado ao uso pessoal.

 

 

corneteiro111Instrumento musical – qualquer objeto que possa produzir volume em excesso, incluindo megafones, sirenes ou buzinas.

 

 

ExclamaçãoOutros itens – de acordo com situações pontuais, as autoridades poderão avaliar na hora dos jogos o que entra e o que não entra no estádio.

Risco

- Publicidade -