Pacientes reclamam falta de remédio para glaucoma

125

Segundo pacientes, fornecimento pelo Hospital Municipal e pela farmácia está suspenso há três meses. Prefeitura admite problema

Há três meses o Hospital Municipal de Barueri e a farmácia da prefeitura não entregam regularmente o colírio para controle do glaucoma, afirmam pacientes que precisam da medicação, de uso contínuo. A razão, segundo explica a administração municipal, é que a empresa contratada para fornecer o medicamento, que é distribuído gratuitamente, deixou de cumprir o contrato sem aviso prévio. Teriam ocorrido várias tentativas de negociação que não tiveram sucesso, o que, ainda de acordo com a prefeitura, levou à rescisão do contrato.

hospital
HMB é responsável por acompanhar pacientes

Uma pessoa que trabalha na farmácia ouvida pelo Barueri na Rede afirma que são constantes os comentários sobre a falta do remédio entre os funcionários. Em resposta a pedido de informações feito pelo BnR, a prefeitura de Barueri afirma em nota estar contratando outra empresa em caráter emergencial e que espera regularizar a entrega em no máximo até 15 dias. “O Hospital Municipal de Barueri se encarregará de monitorar a situação de saúde dos pacientes, de forma que a falta de medicamento não afete o tratamento”, diz o informe.  A administração nega que o colírio não esteja sendo fornecido há três meses.

Em entrevista dada ao portal G1, a paciente Leda  de Jesus Lopes, de 48 anos, conta que está comprando o remédio por conta própria e que se fica um dia sem usar,  no dia seguinte o olho amanhece queimando. Ela retira três frascos de colírio por mês e diz que desde abril não recebe o remédio. A paciente afirma ainda que paga R$ 170 pelo colírio e até o momento não recebeu do hospital nenhuma orientação ou alternativa para a falta de medicamento.

Dá-se o nome de glaucoma a uma série de doenças que causam aumento da pressão ocular. Ela é a segunda maior causa de cegueira no mundo. O tratamento mais comum para a enfermidade é a aplicação constante de colírios que reduzem a pressão do olho.

[sam_ad id=”4″ codes=”true”]