Parnaíba tem caso de suspeita de coronavírus

1046
- Publicidade -

Paciente é homem adulto que viajou recentemente à China e está em observação

A secretaria estadual de Saúde confirmou no sábado, 1/2, a existência de um caso suspeito de infecção pelo coronavírus em Santana de Parnaíba. Segundo a pasta, trata-se de um homem adulto que chegou recentemente de viagem à China. Ele está internado num hospital particular.

Nestes casos, a pessoa fica em observação até confirmação ou não do diagnóstico. Atualmente, há oito casos suspeitos no Estado de São Paulo, quatro na capital e quatro em outras cidades. Outras três suspeitas foram descartadas. Os oito pacientes observados estão bem e estáveis, a maior parte em isolamento domiciliar, com restrições de contato com outras pessoas e obedecendo orientações médicas.

No caso de Parnaíba, chegou a haver a negativa por agentes municipais da existência do caso, o que provocou uma onda de críticas nas redes sociais. Na noite de sábado, a prefeitura divulgou nota confirmando a suspeita, afirmando que o paciente é morador do residencial Tamboré 3 – Alphaville e está internado no Hospital Sírio-Libanês.

A secretaria orienta a procurar o serviço médico mais perto em caso de alguém apresentar sintomas como febre, dificuldade para respirar, tosse ou coriza associados a histórico de viagem a área de circulação do vírus ou contato próximo com suspeito ou caso confirmado.

Não há nenhum caso confirmado da doença no Brasil. As suspeitas casos estão sendo informadas pelas cidades ao Ministério da Saúde e registradas num sistema único nacional.

- Publicidade -