Itapevi, Jandira e Osasco têm drive thru de vacina contra a gripe

1468
- Publicidade -

No sistema, idosos não precisam sair do carro. Com a grande procura, doses acabaram e novo lote deve chegar até quinta-feira

As prefeituras de Itapevi, Jandira e Osasco adotaram um drive thru de vacinação contra a gripe. A campanha começou na segunda-feira, 23/3, em todo o país, como medida de ajudar no diagnóstico da Covid-19.

Em Itapevi, o Pit Stop foi montado na rotatória da Cohab, das 9 às 15 horas. De acordo com a prefeitura, a procura pela vacina foi grande e as doses acabaram. Só no primeiro dia, 7 mil pessoas foram imunizadas (confira).

Jandira implantou o sistema de drive thru para idosos nas próprias UBSs. Por lá, tendas foram colocadas do lado de fora das unidades, onde os profissionais da saúde fica a postos e aplicam o imunológico sem o idoso precisar sair do carro. As vacinas também já esgotaram, sendo que a cidade recebeu 3,3 mil doses do governo estadual (veja).

Já em Osasco, a vacinação de idosos, acima de 60 anos, sem sair do carro acontece no estacionamento da prefeitura, próximo à ponte metálica, de segunda a sexta-feira, das 10 às 15 horas. Como a procura também foi grande, com aplicação de 22 mil doses só na segunda-feira, o município também está sem vacina (leia).

As três cidades estão com a campanha parada e aguardam uma nova remessa de imunológicos, repassadas pelo Ministério da Saúde à Secretaria de Saúde Estadual, que distribui aos municípios. A previsão é de que a vacinação seja retomada na quinta-feira, 26/3.

Vacinação em Barueri

Barueri espalhou os postos de imunização nas escolas municipais, bibliotecas e ginásios próximos às UBSs para evitar aglomeração. No entanto, leitores contaram ao BnR que a corrida pela vacina tem gerado filas nos locais de vacinação e preocupado a população por conta da exposição do grupo de risco do coronavírus, os idosos.

Com a grande procura, as nove mil doses que foram distribuídas nos postos acabaram na segunda-feira, 23/3. A previsão é de que um novo lote chegue à cidade na quarta-feira, 25/3. (saiba mais).

Etapas da campanha

A 22ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza foi antecipada pelo Ministério da Saúde para o dia 23/3, e vai até 22/5. O público-alvo foi definido seguindo a prioridade do grupo mais vulnerável à Covid-19 e a meta é imunizar 90% de cada um deles.

A primeira etapa vai de 23/3 até 15/4, para idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde. A segunda será de 16/4 a 7/5, para professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, e forças de segurança e salvamento. Já a terceira irá de 9 a 22/5, para crianças de seis meses a seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, privados de liberdade, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

As vacinas aplicadas são as trivalentes, que protegem contra duas cepas do tipo A e uma B. As doses não protegem contra o coronavírus, já que ainda não foi descoberto um imunológico para a doença. Está programado um Dia D de vacinação, que será em 9/5.

- Publicidade -