IPTU pode ser pago em duas vezes. Primeira parcela até 31/3

842
- Publicidade -

Quem não receber o carnê pode imprimi-lo pela internet ou retirá-lo no Ganha Tempo

Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2017 começaram a ser enviados aos contribuintes no fim de fevereiro. Quem não receber o boleto no prazo, que é 31 de março, pode imprimir o documento pela internet.

O proprietário que não pagar o tributo até o fim do ano terá o débito inserido na dívida ativa. A partir daí, a prefeitura pode iniciar o processo de execução que, no limite, chega à penhora do imóvel. Além disso, a partir do registro da inadimplência, são acrescidos multas e juros ao valor devido. No caso de parcelamento do pagamento, a primeira parcela deve ser quitada até 31 de março e a segunda até 28 de abril.

Em 2016 foram enviados, segundo a prefeitura, 72 mil carnês. São isentos de pagar IPTU os aposentados e pensionistas que tenham um único imóvel em Barueri, mas ele tem que ser usado para moradia própria e o proprietário não pode receber nenhuma forma de rendimento como aluguel, total ou parcial, ou prestação de serviços, como estacionamento, por exemplo.

A prefeitura orienta que, caso o carnê não chegue, para garantir o pagamento e não ser incluído na lista de inadimplentes, o contribuinte vá ao Ganha Tempo e solicite a segunda via. É necessário ter o número de inscrição cadastral – o mesmo dos anos anteriores. O documento também pode ser obtido pelo portal www.barueri.sp.gov.br (em Serviços Online, opção Meu Imóvel).

- Publicidade -