Instituto do Câncer atende radioterapia em Osasco

1333
- Publicidade -

Icesp inaugurou o serviço de radioterapia na filial de Osasco. Pacientes de Barueri não precisarão mais se descolar até São Paulo

Começou a funcionar o atendimento em radioterapia da filial do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) em Osasco. O serviço faz parte do processo de expansão da unidade, inaugurada em agosto de 2014. O centro tem capacidade para realizar 600 sessões radioterápicas por mês.

Com isso, pacientes de Barueri e região que precisem passar pelo tratamento não terão mais que se dirigir a São Paulo. A filial Osasco foi criada justamente para diminuir as dificuldades de deslocamentos das pessoas.

icesp
Unidade do Icesp em Osasco é a única de fora da capital/Foto: Divulgação

Cerca de dois terços dos pacientes de câncer passam pela radioterapia em alguma fase do tratamento. A oferta do serviço em Osasco visa exatamente facilitar o acesso e o deslocamento de quem mora na região, já que o tratamento normalmente exige várias sessões.

A unidade atenderá pacientes com câncer ginecológico, de mama e próstata, tumores no sistema nervoso central e no trato gastrointestinal e sarcoma, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Filial pioneira

O centro regional de tratamento do câncer é a primeira e única unidade do Icesp além da sede, na capital. Ali, antes da radioterapia, já havia atendimento em quimioterapia, procedimentos ambulatoriais e análises clínicas.

O controle das vagas é feito em São Paulo, mas os pacientes com câncer que morem na região são encaminhados para Osasco.

O Icesp atende a cerca de 4 mil pacientes da região que o instituto chama de Rota dos Bandeirantes (Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus). Praticamente todo o atendimento dessas cidades é feito ali. Apenas os casos mais graves e os que exigem cirurgia são encaminhados para a sede.

No local há especialistas em oncologia clínica e cuidados paliativos, e uma equipe multiprofissional composta por dentistas, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais.

O Icesp é ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Icesp Sede

Av. Dr. Arnaldo, 251 – Cerqueira César – São Paulo. Telefone: 11 3893-2000 (complexo do Hospital das Clínicas)

Icesp Osasco

R. Benedito Américo de Oliveira, 122 – Vila Yara

- Publicidade -