Instituto Califórnia leva recreação e atendimento à comunidade local

762
- Publicidade -

Iniciativa de um morador do bairro oferece atividades esportivas, sala de games e suporte psicológico

Silvio é morador do Califórnia há mais de 40 anos. No instituto, ele exerce a cidadania acolhendo o bairro/ Fotos: Arquivo pessoal

O Instituto Califórnia, localizado na rua Chaves, 1366, no Jardim Califórnia, proporciona aulas de esporte, recreação e atendimento psicológico para moradores do bairro. Todos os serviços são oferecidos de forma gratuita.

O incentivo de abrir o projeto veio do dia-a-dia de Silvio Roque, que mora no Califórnia há mais de 40 anos. A ideia surgiu da realidade de que os próprios filhos, uma menina e um menino, não tinham aulas de ballet e futebol perto de casa. Arcando com todos os custos, em 2013 ele começou a construção do prédio do instituto em terreno próprio, para proporcionar oportunidades para o bairro.

Projeto social abriu este ano e proporciona atendimento à comunidade/ Fotos: Arquivo pessoal

Inaugurado neste ano, o projeto social não tem ajuda financeira de nenhum órgão público ou privado e conta com a ajuda de voluntários. Hoje, a escola oferece atividades esportivas, como zumba, muay thai e jiu jitso, e aulas da Escolinha DJ Hip-Hop. Além de atendimento psicológico adulto e infantil, com agendamento de segunda a sexta, das 9 às 17 horas. Assim com uma sala de games, para recreação, e um espaço com computadores, para os jovens fazerem trabalhos escolares. Como também um serviço de xérox, fotos 3×4 e orientação para elaboração de currículo.

Aos fins de semana, Silvio aluga o salão do prédio para a realização de festas. Aos contratantes, o proprietário pede a doação de caixas de leite que, quinzenalmente, são distribuídas para famílias carentes do bairro.

Voluntários do bairro ajudam na distribuição de leites arrecadados

Entre os planos futuros para o projeto está oferecer oficinas de artesanato, com o intuito de dar uma opção de fonte de renda para os participantes. Além de conseguir parcerias com instituições de ensino, para trazer também cursos profissionalizantes para os moradores.

Também já está agendada a primeira Festa das Crianças, que será realizada no sábado, 5/10, a partir das 10 horas. Haverá atividades para os pequenos, como pula-pula, piscina de bolinhas, fliperama, aula de zumba, e apresentações do grupo Los Heróis e dos alunos da Escolinha de DJ Hip Hop.

Acompanhe as iniciativas do Instituto Califórnia pela página do Facebook (neste link).

- Publicidade -