Inaugurado novo fórum da comarca de Barueri

2778
- Publicidade -

Sede do Judiciário fica na Vila Porto. Obra custou R$ 70 milhões e foi bancada pela prefeitura da Barueri

Rubens Furlan afirmou que nova sede era antigo sonho da população e do Judiciário/Foto:Neo Marques

Foi inaugurado na manhã de quinta-feira, 25/4, o novo fórum da comarca de Barueri. As instalações, que incluem um anexo para o Ministério Público, ficam na avenida Sebastião Davino dos Reis, na Vila Porto, ao lado da Secretaria da Mulher. O completo já é considerado um dos mais modernos do Judiciário paulista.

A inauguração atraiu centenas de pessoas e autoridades. Estiveram presentes o secretário estadual de Justiça, Paulo Dimas Mascaretti, o presidente do Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo, desembargador Manuel de Queiroz Pereira Calças, o presidente da OAB estadual, Caio Augusto Silva dos Santos, o prefeito Rubens Furlan, secretários e vereadores de Barueri e prefeitos de cidades da região.

A construção do novo fórum era uma antiga reivindicação do Poder Judiciário, que ocupava a velha sede no Jardim dos Camargos, inaugurada em 1969, e outros endereços pela cidade. A obra, que custou R$ 70 milhões bancados pela prefeitura de Barueri, foi iniciada na última gestão de Gil Arantes, mas acabou interrompida e foi concluída na atual administração de Rubens Furlan. A sede do judiciário barueriense abrigará as varas cíveis, criminais e da fazenda.

As instalações são amplas e suntuosas, com um grande hall de entrada decorado com quadros e pôsteres de fotos de Alphaville. A construção soma 16 mil metros quadrados, tem três pavimentos e contêm 12 salas para os juízes com espaço para audiências; 12 salas para o Ministério Público; dez para cartórios; plenário do júri e estacionamento. No local trabalharão mais de 200 funcionários da Justiça. 

A juíza diretora do fórum de Barueri, juíza Anelise Soares, afirmou que a construção era um sonho antigo da comunidade e dos operadores do direito locais. “Desde que ingressei na Magistratura, fala-se de um fórum que abrigaria todos os ofícios e varas da comarca. O que parecia tão distante, hoje é uma realidade que merece ser celebrada”, disse ela.

Solenidade de inauguração teve a presença de autoridades estaduais, locais e prefeitos da região/Foto:Neo Marques

O prefeito Rubens Furlan enfatizou a participação da prefeitura na construção do prédio. “Hoje concretizamos um sonho da população de nossa cidade, um projeto que tem a participação do nosso município. A partir de agora, esse é o Palácio da Justiça da região oeste da Grande São Paulo”, afirmou o prefeito.

Na solenidade de inauguração foi assinado termo de convênio para a implantação do Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi) de Barueri, celebrado entre a Secretaria da Justiça e o município.

- Publicidade -