Gil e Furlan se antecipam e campanha já está nas ruas

129
- Publicidade -

Oito meses antes do prazo estabelecido pela legislação, os principais candidatos a prefeito da cidade promovem eventos que reúnem lideranças políticas e centenas de eleitores em clima de campanha

A mais de nove meses das eleições e a oito do início do prazo estabelecido por lei para início da campanha eleitoral, a disputa pelo cargo de prefeito de Barueri já tomou as ruas e os dois principais candidatos, o prefeito Gil Arantes e o ex-prefeito Rubens Furlan se antecipam e realizam verdadeiros comícios na cidade.

Legislação

A legislação proíbe campanha antes da data fixada no calendário eleitoral, no caso da próxima eleição, 16 de agosto. A prática é crime e, segundo entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), considera-se propaganda antecipada “fazer referência ao processo eleitoral, exaltar suas próprias qualidades ou pedir votos”. Segundo a lei, basta praticar apenas uma dessas ações para que se caracterize o delito. Foi o que aconteceu nos últimos eventos promovidos por Gil e Furlan.

calendario2

Em 29 de novembro, um domingo, o diretório local do PSDB realizou em sua sede uma reunião aberta de que tomaram parte Rubens Furlan e toda a sua família. Também estavam políticos como Beto Piteri, ex prefeito de Jandira e apontado como candidato a vice numa eventual candidatura Furlan, e José Aníbal, membro do primeiro escalão tucano.

Durante o evento, que reuniu centenas de pessoas, em uma série de discursos foram exaltadas as qualidade de Furlan e seus méritos como prefeito. Além do ex-prefeito, falaram seu irmão, o vereador Toninho, sua filha, a deputada federal Bruna, e sua esposa, a ex-primeira dama Sônia.

O resultado do encontro foi um sofisticado vídeo de quase 6 minutos, com edição profissional, música de fundo, efeitos sonoros e cortes para destacar as partes mais importantes dos discursos. Em dado momento, Sônia Furlan diz que “com a ajuda de Deus e com a confiança de todos vocês, nós vamos fazer de novo”, numa referência a um eventual futuro mandato do marido, e em outro ponto lista as virtudes das administrações passadas dele.

 

Divulgação

O vídeo foi postado no YouTube pelo diretório municipal do PSDB. Ao mesmo tempo, em sua página pessoal no Facebook, Rubens Furlan fez várias postagens sobre o evento e, inclusive, colocou uma imagem da reunião como foto de capa de sua página na rede social.

Poucos dias depois foi a vez de Gil Arantes organizar seu encontro. No dia 11 de dezembro, quinta-feira, uma reunião pública e aberta denominada Encontro dos Partidos, também juntou centenas de pessoas no galpão do DEM. Participaram vereadores da base do prefeito e representantes de outras legendas.

Estavam presentes dirigentes e simpatizantes de 14 legendas, mesmo número que compôs a frente que elegeu Gil em 2012. Numa longa fila de discursos, todos enalteceram as virtudes do atual prefeito e reafirmaram sua disposição de apoiá-lo na eleição do ano que vem.

GilFurlan-Valter-detalhe

O local não comportou o público, que acabou ocupando todas as pistas das avenidas Henriqueta Mendes Guerra e 26 de Março, como mostra um vídeo postado na própria página de Gil Arantes no Facebook. Foi necessária a intervenção do Demutran para desviar o trânsito da região. Nesse vídeo, um dirigente do PTB diz que, “neste momento estamos dando um pontapé inicial”, em referência à campanha eleitoral do próximo ano.

A livre exposição dos eventos, com publicações no Youtube e no Facebook, sugere que os políticos não se preocupam com a questão da propaganda antecipada. A própria legislação pode explicar isso, pois a pena pela prática do crime é apenas de multa.

O Ministério Público foi procurado para se manifestar sobre a questão, mas até a publicação deste texto não havia respondido ao pedido do Barueri na Rede.

- Publicidade -