Funcionários da saúde farão teste rápido de Covid-19

2011
- Publicidade -

Exames serão realizados no Centro de Diagnósticos a partir de quinta-feira, 9/4. Profissionais são considerados linha de frente no combate à pandemia

Todos os funcionários do setor de saúde de Barueri farão o teste para a Covid-19. O procedimento será realizado de quinta-feira, 9/4, até domingo, 12/4, no Centro de Diagnósticos, em sistema de drive-thru.

A informação foi confirmada pela prefeitura ao Barueri na Rede. A administração afirmou que a aplicação dos testes rápidos nos profissionais da saúde é necessária, já que eles estão expostos ao coronavírus no exercício das funções diárias. A medida vem sendo preconizada pelos órgãos mundiais de saúde para os chamados “linha de frente” de combate ao vírus.

Além do setor da saúde, também passarão pelo teste rápido os agentes de segurança do município, que serão submetidos ao procedimento na segunda-feira, 13/4. A cidade adquiriu 7,5 mil exames para detectar a Covid-19, que coletam um pequena amostra de sangue e o resultado sai em minutos. Ao todo, 2.680 funcionários da saúde e 800 GCMs serão diagnosticados.

A administração afirmou que o procedimento não foi feito antes porque a cidade estava aguardando o envio de insumos para o município. A gestão municipal ainda pontuou que a testagem dos profissionais visa mostrar um panorama geral sobre o estado de saúde desses trabalhadores, assim como agilizar o tratamento daqueles que forem necessários para poderem voltar a cuidar da população, principalmente os da área da saúde.

O BnR questionou a prefeitura sobre quantos profissionais da saúde estão com suspeita da doença ou que foram infectados, mas, a gestão não respondeu. Na semana passada, um motorista de ambulância morreu com suspeita do vírus (relembre). Em live no Facebook em março, o prefeito Rubens Furlan chegou a comentar que haviam servidores públicos contaminados com a Covid-19, porém a administração confirmou apenas um colaborador afastado pelo coronavírus (leia).

Em todo o estado de São Paulo tem crescido o número de profissionais da saúde contaminados pela Covid-19, o que tem impactado o atendimento nas unidades de atendimento a pacientes em geral.

Cuidados com a saúde mental

Na última semana, a prefeitura divulgou que a equipe de Saúde Mental de Barueri, ligada à Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), vem dando suporte aos profissionais de saúde que estão no atendimento do coronavírus. A demanda vem sendo cumprida nas UBSs, e em casos específicos de servidores que estão procurando ajuda com suporte emocional.

Assim, algumas UBSs estão ofertando escuta qualificada individual, encontros entre os trabalhadores e práticas integrativas, como exercícios de meditação e respiração para os profissionais. Tudo acompanhado por psicólogos fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais da rede municipal. Além dos funcionários da saúde, a equipe de Saúde Mental também tem atendido a população nas unidades de saúde.

- Publicidade -