Previsões apontam 4°C e geada na manhã de segunda

114
- Publicidade -

Meteorologistas revisaram para baixo as previsões para os próximos dias. Mês de junho está sendo o mais frio dos últimos 22 anos

frio1

A onda de frio que começou na quarta-feira, 8/6, e vem se intensificando desde então pegou até os meteorologistas de surpresa. As temperaturas caíram mais que o esperado e as previsões foram refeitas. As minímas dos próximos dias devem ser as mais baixas desde 1994 tanto na capital quanto em Barueri.

Na sexta-feira, os termômetros marcaram 6°C em Barueri e 5,5°C em São Paulo.  Mas o frio deve atingir seu ponto mais crítico na noite de domingo para segunda, quando em Barueri a mínima deve cair até 4°C. Durante a madrugada deve ocorrer formação de geada, fenômeno comum na cidade no passado mas que se tornou raro nos últimos anos.

A geada ocorre quando a temperatura cai para perto de 0ºC e se formam camadas finas de gelo sobre plantas, superfícies lisas, como vidros de janelas, e até na superfície de água parada. Nesse caso, recomenda-se que quem tenha plantas ornamentais ou muito sensíveis que as recolham para ambientes menos frios, pois a geada “queima” sua folhagem.

A partir da quinta-feira da semana que vem (16/6), a situação melhora um pouco. Até lá, não há previsão de chuva.

Dicas simples

As baixas temperaturas pedem cuidados especiais. Pequenos detalhes podem ajudar muito. Na hora se de agasalhar, tenha atenção especial para as extremidades como mão, rosto, cabeça e pescoço. Estas partes resfriadas transmitem o frio para o organismo.

Se a casa tem acesso ao sol, aproveite para deixar as janelas abertas com o vidro fechado durante o dia. Assim que o sol se puser, o ideal é fechar as venezianas para conservar este “calor artificial” em casa. Quanto mais tempo durante o dia o sol incidir pelos vidros nas paredes e no chão, por mais tempo se preservará o calor no ambiente. Se a casa tem frestas por onde entra o ar frio, uma sugestão é cobertores para vedar portas e janelas.

Para o corpo, além de ingerir alimentos quentes: sopas e chás, é bom ter à mão protetores de pele e, principalmente, os lábios, que racham. Bolsas de água quente são um recurso bom e barato para aquecer pés e camas antes de deitar. E também há as bolsinhas de gel com a mesma função, porém mais caras para os bolsos.

Bichos de estimação

Os animais também precisam de cuidados especiais. Eles dever ficar abrigados em locais protegidos da variação do tempo como vento, chuva e sereno. A recomendação vale para pets de todas as faixas etárias, mas deve-se dar atenção redobrada aos filhotes e aos mais velhos. Verifique se eles têm um abrigo quente e firme contra o vento, uma cama adequada e, principalmente, água em abundância para que se mantenham hidratados. 

Clima (3)A

[sam_ad id=”4″ codes=”true”]

- Publicidade -