Boatos sobre Covid-19 fazem vítima no Belval

6105
- Publicidade -

Mensagens falsas circularam no WhatsApp dizendo que mulher estaria com coronavírus, depois que a loja do filho fechou

Uma família do Jardim Belval está sendo vítima de fake news envolvendo o coronavírus. A mensagem falsa tem circulado pelo WhatsApp dizendo que a mãe de um rapaz que tem uma loja no bairro estaria com a Covid-19. O boato surgiu depois que o comércio fechou as portas como medida de prevenção.

O Barueri na Rede conversou com a nora da Maria de Lourdes Ziviani Rodrigues, de 79 anos. Daniela afirmou que a sogra está bem de saúde e que o fechamento do Lojão do Rogério, que vende artigos de variedades, foi feito pensando no bem coletivo. “A loja foi a primeira do bairro a ter a iniciativa de fechar. Baixamos as portas na quinta-feira, 18/3, às 16 horas, como medida de segurança para funcionários e clientes, só por isso”, contou a nora, que completou que a atitude não teve relação nenhuma com a sogra, que apenas visita a loja do filho Ricardo esporadicamente.

Assim que a família decidiu suspender as atividades do comércio, os boatos de que Lourdes estava com o coronavírus se espalharam por grupos do WhatsApp. Em um dos textos era possível ler que “o coronavírus chegou no Belval, a dona Lourdes, esposa do Ricardo da loja de R$1,99, está confirmada, tomem cuidado!”. “A notícia é tão falsa que o Ricardo é filho dela, não marido”, desabafou a nora.

Com a fake news, além de ter prejuízos com o comércio fechado, a família vem sofrendo preconceito e desgaste emocional. A nora reforçou ainda que o boato está causando pânico nos moradores do bairro. “Logo que o governo de São Paulo pediu para os shoppings fecharem, entendemos que devíamos fazer o mesmo pelo bem de todos. E por isso, estamos sendo atacados”, disse ao BnR.

Para comunicar os clientes sobre a notícia falsa e o verdadeiro estado de saúde, a família teve, inclusive, que criar uma página para a loja no Facebook. Com a ajuda de amigos e parentes, aos poucos, a informação verdadeira vem sendo espalhada.

Comunicamos que apesar da fake news (mensagens falsas) que foram divulgadas, a dona Lourdes está bem de saúde não…

Posted by Lojão do Rogerio on Thursday, March 19, 2020

Prefeito recomenda que comércio feche

Em live no Facebook na tarde desta sexta-feira, 20/3, o prefeito Rubens Furlan recomendou que os comerciantes de Barueri fechem as lojas ou que restrinjam o atendimento. No comunicado, Furlan ressaltou que, “se não houver cooperação, ele assinará um decreto ordenando o fechamento de tudo” (veja aquiaqui aqui).

- Publicidade -