Em meio à pandemia, Secretaria de Segurança dá férias compulsórias a GCMs

1349
- Publicidade -

Cerca de 100 guardas municipais teriam sido obrigados a pegar férias. Para GCMs, ação diverge da necessidade de fiscalização da quarentena

A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri deu férias compulsórias para cerca de 100 guardas municipais, conforme apurou o Barueri na Rede. A decisão, informada aos agentes na sexta-feira, 10/4, se choca com a necessidade de fiscalização dos órgãos de segurança para o cumprimento da quarentena decretada pelo governo do estado e pela prefeitura para o fechamento de comércios não essenciais.

“Primeiro, eles haviam cancelado as férias, o que é justificável, já que precisaria de um grande efetivo para realizar a fiscalização do cumprimento do isolamento social. Aí, deram férias compulsórias para quase 100 guardas e reduziram as horas extras”, relatou uma fonte ao BnR.

De acordo com a fonte, a decisão da secretaria foi tomada sob a justificativa de não haver aglomerações na corporação. “Ok, não tem aglomeração na GCM, mas como fica a fiscalização do isolamento social estabelecido por decreto, sem um efetivo grande?”, indagou.

As queixas de pessoas ignorando as medidas de quarentena e isolamento social continuam crescendo (leia mais). “O bairro Boa Vista está como um dia normal, pessoas em frente das suas casas, rodinhas nas ruas com som”, comentou uma leitora. “Aqui tá tudo funcionando normalmente, as pessoas na rua como se nada estivesse acontecendo!”, conta uma moradora do Jardim Maria Helena.

Relatos enviados ao BnR dão conta da insistência de moradores em manter a rotina, o que fez o isolamento social recuar (confira). “Aqui no Jardim Santa Cecília, na rua Angelim, o povo está literalmente fazendo festa, carros com som e povo todo na rua, bebendo”, reclamou um morador.

A taxa de isolamento social em Barueri no domingo, 12/4, divulgada pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi-SP) do governo do estado, apontou o percentual de 56% na cidade. Especialistas alertam que a adesão ideal de isolamento para controlar o Covid-19 é de 70%.

O BnR procurou a prefeitura sobre as férias compulsórias dadas aos GCMs e sobre quais medidas a administração municipal está tomando para manter a quarentena e o isolamento social, mas não obteve respostas até o fechamento desta reportagem.

- Publicidade -