Domingo tem a 42ª edição da Corrida de São Silveira

599
- Publicidade -

Largada da prova será às 8 horas e mais de 2 mil atletas participarão em duas categorias

saosil2
Corrida nasceu de uma aposta entre dois amigos e tornou-se a principal prova da cidade/Fotos: BnR

Com mais de 2 mil participantes, será disputada na manhã de domingão, 17/12, a 42ª versão da Corrida de São Silveira. Como já é tradição, a largada e a chegada serão no trevo de entrada do Jardim Silveira, no encontro das avenidas Fernão Dias Paes (estrada de Jandira) e Exército Brasileiro.

A corrida é dividade em duas categorias, ambas com as modalidades masculina e feminina. A Principal, restrita a moradores de Barueri, e a Geral, aberta a todos. Este ano, 2.096 atletas profissionais e amadores se inscreveram. Para eles, a largada será às 8 horas e o percurso é de oito quilômetros. Um pouco antes, às 7h55, largam os portadores de necessidades especiais.

Também será realizada a caminhada, de quatro quilômetros, que terá 500 participantes. Eles largarão logo após a partida dos pelotões masculino e feminino da corrida.

Tudo começou com uma aposta

A São Silveira nasceu em 1975 de uma aposta entre dois conhecidos moradores do Jardim Silveira, Agenor e Joaquim das Cabras. Foi num papo de fim de ano na lanchonete El Toro, de Roberto Fernandes, em frente à estação do Silveira. Eles comentavam sobre os grandes vencedores da tradicional prova de São Silvestre, na capital, e no meio da conversar alguém deu a ideia de apostar uma caixa de refrigerantes na disputa de uma corrida.

A disputa foi do bar até o Figueirão, em Jandira, ida e volta, e Agenor venceu. A brincadeira estimulou os comerciantes do bairro a criar uma competição de verdade. No ano seguinte, em primeiro de janeiro de 1976, foi disputada a primeira São Silveira, com o mesmo percurso da aposta entre os amigos. O nome da corrida é um trocadilho misturando o nome da São Silvestre com o do bairro.

Nos anos seguintes, os comerciantes locais passaram a ratear os custos com material para inscrição e medalhas, e em dezembro de 1980 a prefeitura assumiu a organização. A corrida hoje atrai atletas locais, de outras partes do Brasil e estrangeiros.

- Publicidade -