Curso de Gestão Ambiental Urbana está com inscrições abertas

1065
- Publicidade -

Curso é gratuito e as vagas são limitadas. Inscrições devem ser feitas até a próxima segunda-feira, 19/3

Por Thiago Correia

O curso de Gestão Ambiental Urbana, promovido pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), está com inscrições abertas para a turma de primeiro semestre. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até dia 19/3. As aulas começam já na terça-feira, 20/3, na Fatec Barueri.

Ministrado por técnicos, biólogos e engenheiros da prefeitura, o curso oferece aulas teóricas e práticas. Temas como biodiversidade, legislação, educação ambiental, recursos hídricos e recursos sólidos são abordados nas aulas teóricas. Visitas monitoradas, que são opcionais (aos sábados) ao Parque Ecológico Tietê/Barueri, ao aterro municipal, à cooperativa de triagem de material reciclável e aos Centro de Animais Silvestres de Barueri (Cetas) complementam o aprendizado dos alunos.

“Nós temos moradores que não conhecem Barueri. Moradores que não conhecem os programas ambientais, seus direitos e deveres ambientais para com a cidade. Esse curso foi formado nesse sentido”, conta Lucimária Cunha dos Santos, que trabalha como Educadora Ambiental no departamento de Planejamento Ambiental da secretaria e coordena o curso.

Ela ainda afirmou ao Barueri na Rede que um dos objetivos do curso é “despertar” nos alunos uma sensibilidade em relação aos espaços ambientais da cidade. “Procuramos fazer, de uma forma leve, um apanhado de informações para a pessoa se situar dos caminhos e ações ambientais que pode realizar na cidade. O objetivo é inteirar o munícipe com espaço ambiental de Barueri”, conclui.

Sobre o público que o curso geralmente recebe, Lucimária enfatiza que ele é “bem diversificado”, indo de estudantes de Arquitetura à donas de casa, de professores à engenheiros do trabalho, como é o caso de Joscileia Maria de Sá, que tem 33 anos e é técnica em Segurança do Trabalho. Moradora do Jardim São Luís, Joscileia realizou o curso no final do ano passado e conta que foi um grande aprendizado: “Eu fiz técnico em segurança do trabalho e fui para aprender um pouco sobre Gestão Ambiental. É bem diferente, mas acaba incluindo algumas coisas que eu preciso para o meu trabalho”.

Joscileia /Foto: Arquivo Pessoal
Joscileia realizou o curso de Gestão Ambiental no segundo semestre do ano passado/Foto: Arquivo Pessoal

Joscileia ainda revela que aprendeu sobre a poluição do ambiente, descarte de resíduos e lixos, arborização e outros temas. Sobre indicar o curso ao munícipes, ela é enfática: “Sim, indicaria porque o curso não é só pra quem é da área da segurança do trabalho ou ambiental, mas também para donas de casa, que podem aprender a como fazer descarte de lixo corretamente ou até mesmo diminuir a quantidade de resíduos que jogamos por aí”.

Inscrições

Podem se inscrever pessoas acima de 16 anos. As aulas ocorrem sempre às terças-feiras das 9 horas ao meio-dia na Fatec Barueri, localizada na avenida Carlos Capriotti, 123, centro, próxima à Câmara Municipal.

A carga horária é de 39 horas/aula, iniciando no dia 20/3 e encerrando as atividades até o dia 5/6. Os alunos apresentarão seus trabalhos e receberão certificados. Para se inscrever, os interessados devem comparecer, portando documento com foto, até o dia 19/3 no guichê “Meio Ambiente” do Ganha Tempo, que fica na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550 – centro, e funciona das 8 às 17 horas.

- Publicidade -