Covid-19: Isolamento fica abaixo de 50% e os casos confirmados passam de 800

1789
- Publicidade -

Registros, feitos nos últimos sete dias, apontam oscilação na taxa de isolamento, mas bem abaixo da média estabelecida pelas autoridades

Os baruerienses continuam desrespeitando as medidas de isolamento social como medida de proteção contra a Covid-19. No mesmo fim de semana em que a taxa de isolamento ficou na média de 47%, o número de moradores de Barueri infectados pelo novo coronavírus chegou a 832.

Os dados do Sistema de Monitoramento Inteligente demonstram que em uma semana, a taxa ficou na casa dos 45% na maioria dos dias, passando de 50% somente no domingo, 17/5, o que deixou o município entre as piores taxas de isolamento no estado.

Registros de adesão ao isolamento em Barueri/Fonte: Sistema de Monitoramento Inteligente/Governo de São Paulo

Além dos dados do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que mede o índice de adesão ao isolamento social nos municípios, as ruas e praças de Barueri demonstram o comportamento dos moradores. No sábado, 16/5, foi possível ver praças cheias, gente soltando pipas, andando de skate, crianças brincando enquanto adultos conversavam tranquilamente em aglomerações.

Um dos locais onde as aglomerações era flagrante foi a praça Darci Fortunato Novais, na Vila Porto, que fica bem em frente ao 18º Grupamento do Corpo de Bombeiros, que por sua vez é vizinho à Secretaria de Segurança de Barueri – onde fica a principal base da GCM e Romu. Outro local onde foi possível ver as pessoas desrespeitando o isolamento social foi a praça Giacomo Imparato, que fica entre a rua Augusta e a avenida São Paulo, em frente ao colégio Emídio, onde jovens andavam de skate e crianças corriam sem, na sua imensa maioria, máscaras de proteção facial.

Casos de Covid-19 em Barueri

No fim de semana em que as taxas de adesão ao isolamento se mostraram baixas, os número de casos de baruerienses infectados, em investigação, pelo novo coronavírus apresentou crescimento. Ao todo, até o dia 17/5, foram confirmados 832 pacientes que testaram positivo para a Covid-19; 85 mortos; 37 óbitos em investigação; 441 casos de pessoas curadas; 1571 em isolamento aguardando resultados e 133 pacientes internados no HMB e PA do Jardim Paulista. As autoridades Estadual e Municipal afirmam que, independente do local de atendimento, só são contabilizados os moradores dos municípios.

Na última semana, a prefeitura de Barueri solicitou 46 respiradores ao Governo do Estado, e no sábado, 17/5, anunciou que a UBS do Paulista, conhecida como Policlínica, será transformado em hospital de campanha e que os atendimentos até então feitos no local, serão transferidos para outras unidades de atendimento da cidade.

 

- Publicidade -