Coronavírus: caso de Santana de Parnaíba é descartado

198
- Publicidade -

Exames deram negativo para o vírus. Prefeitura de Santana afirmou que atual endereço do paciente é na capital

O caso suspeito de coronavírus notificado em Santana de Parnaíba, no último fim de semana, foi descartado. Os exames do morador do residencial Tamboré 3 – Alphaville, com histórico de viagem à China, foram negativos para o vírus.

A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo no fim da tarde de segunda-feira, 3/2 (confira o informativo). Após a realização de exames clínicos, o diagnóstico do paciente de Santana foi negativo para o coronavírus. Na verdade, o homem contraiu o rinovírus/adenovírus, que pode causar gripe, resfriado, conjuntivite, bronquite, pneumonia e doenças intestinais, é transmitido pelo ar através de tosse ou espirro, demora até 14 dias para apresentar os sintomas; características parecidas com o coronavírus.

Por meio de perfil no Facebook, a prefeitura de Santana de Parnaíba comemorou a notícia reforçando o boletim de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde. No post, foi ressaltado que o homem com a suspeita tinha endereço no residencial Tamboré 3 – Alphaville, mas que foi confirmado que atualmente ele mora em Moema, bairro da cidade São Paulo.

ÓTIMA NOTÍCIA! SUSPEITA DE CORONAVÍRUS EM SANTANA DE PARNAÍBA FOI DESCARTADA.De acordo com o último Boletim de…

Posted by Prefeitura de Santana de Parnaíba on Monday, February 3, 2020

No sábado, 1º/2, a pasta havia incluído o caso de Santana de Parnaíba na lista de suspeitos (veja). O homem esteve recentemente na China e, ao apresentar os sintomas, foi internado no Hospital Sírio-Libanês, onde passou por acompanhamento.

O governo estadual segue monitorando outros sete casos suspeitos do vírus. Seis deles são adultos, sendo quatro da capital e dois da cidade de Paulínia, e o último é uma criança, de Americana. Entre eles, apenas um caso de Paulínia não esteve na China, mas teve contato com outro paciente considerado suspeito. Segundo o órgão de saúde, os sete pacientes estão bem, estáveis e recebendo cuidados em isolamento domiciliar, com restrição de contatos com pessoas e ambientes externos.

No Brasil, 15 casos suspeitos estão em investigação em sete estados. Até então, não há casos confirmados do coronavírus no país.

Os dados estão sendo registrados pelos municípios e notificados ao Ministério da Saúde. Os boletins epidemiológicos são divulgados diariamente pela Secretaria de Saúde estadual (aqui) e pelo governo federal (aqui).

- Publicidade -