Comunidade bate Ceará e lidera o futebol

868

Time do Vale do Sol sai na frente nos critérios de desempate. ABC Califórnia, Seringueira e Argentino Jrs também vencem

O Comunidade Vale do Sol ganhou por 4 a 2 do Ceará, atual campeão, na manhã deste domingo, 19/5, na rodada de abertura do 1ª Divisão do Campeonato Municipal de Futebol, e lidera nos critérios de desempare. Outras três equipes, ABC Califórnia, Seringueira e Argentino Jrs, também venceram e dividem a ponta. Olga e Classe empataram sem gols. Foram 13 gols anotados nas cinco partidas disputadas.

A rodada foi incompleta porque o encontro entre Ganga e Pindorama que seria realizado no campo do CT da Vila Porto foi adiado. O motivo foi a utilização do campo pelo time sub-17 no campeonato paulista da categoria.

pasto3
Estado do gramado no campo do Maria Helena gerou muitas reclamações

O Barueri na Rede acompanhou os dois jogos realizados no campo do Maria Helena, entre Argentino Jrs e Noroeste, e Comunidade contra Ceará. E uma opinião foi unânime entre os integrantes das quatro equipes:  Todos estranham a explicação da prefeitura para o atraso do início da competição com a justificativa de reforma dos campos ao se confrontar com o estado lastimável do gramado do Maria Helena.

 

Argentino Jrs ganha o clássico da Aldeia

No jogo de abertura da rodada, no campo do Maria Helena,  o Argentino Jrs venceu o Noroeste pela contagem mínima, com gol marcado por Robinho no final do jogo. O Norusca jogou toda a partida com nove atletas, o que acabou gerando várias chances de gol para o time celeste, mas assim mesmo quase empatou o jogo, já nos acréscimos.

Desde o início da partida, o Argentino foi para cima na tentativa de aproveitar a superioridade numérica. Logo aos dez minutos, Robinho aproveitou o rebote de Fábio em chute de Bebê e estufou as redes,  porém o bandeirinha marcou impedimento.

robinho-que-perde-gol
Robinho perdeu várias chances

Bem fechado, o Noroeste não abdicou de tentar atacar, mas proporcionava os contra-ataques do Argentino. Robinho perdeu dois gols, aos 19 em trama com Bebê, e aos 24, depois de receber livre e bater fraco com o goleiro fora do gol e permitir a recuperação da defesa. Antes do intervalo, Caihame e Alvinho também desperdiçaram chances.

Na volta do intervalo,  Fábio fez grande defesa e impediu o gol de Robinho, aos três minutos. A partir daí, a produção ofensiva do Argentino diminuiu, tanto por precipitação de sua linha ofensiva quanto pela excelente postura defensiva do Norusca. Destaque para a zaga e para os meias William Martins, Carrara e Abelha, que se desdobravam entre o trabalho defensivo e a assistência ao atacante Pezão.

Aos 27, Mussum evitou a grande chance do Noroeste abrir o placar, ao defender cabeçada de Pezão no canto esquerdo. Na sequência, dois escanteios e uma falta na lateral da área levaram perigo ao gol celeste.

gol
Robinho finaliza para marcar o único gol do jogo após bate rebate na área do Noroeste

De tanto insistir, o Argentino chegou ao gol, aos 34 minutos. Depois de duas finalizações de Caihame, uma delas defendida sobre a linha por William Morais, Robinho aproveitou o rebote e mandou para o fundo do gol.

O final foi eletrizante, com o Noroeste esquecendo a inferioridade e partindo com tudo em busca do empate, que quase saiu aos 40 minutos, em finalização de William Martins, livre na frente de Mussum. No final, Danilo bateu de fora, com perigo, e Fábio evitou o segundo gol do Argentino.

Comunidade Vale do Sol bate os atuais campeões por 4 a 2

Em tarde inspirada de Pedrinho Rabisco, o Comunidade Vale do Sol surpreendeu o Ceará, do Jardim Mutinga, campeão de 2017, e estreou no campeonato com uma importante vitória por 4 a 2. Jogando no campo do Maria Helena, as duas equipes fizeram uma partida movimentada e cheia de alternativas.

O Comunidade começou mais aceso, ganhando as disputas no meio de campo e mantendo mais a posse de bola. O jogo era truncado, pois os dois times povoaram a meia cancha, e o péssimo estado do gramado também impedia as trocas de passes em velocidade. Apesar de não conseguir fazer seu jogo de toque de bola, o Ceará abriu a contagem. Aos 7 minutos, Diego Malaca acertou um chute de voleio dentro da área, pela direita, e marcou um lindo gol.

comu4
Jogo cheio de alternativas foi decidido nos minutos finais

O time do Vale do Sol sentiu e o Alvinegro do Mutinga tentou se aproveitar tomando a meia cancha com Camarão, William e Buba, e chegou a criar duas boas oportunidades de ampliar. Mas o Comunidade reagiu, mais no empenho do que na organização tática, e terminou o primeiro tempo ligeiramente melhor.

Na segunda etapa, os times se soltaram mais e o jogo ficou aberto. Com mais espaço, o meio de campo do Ceará começou a desenvolver seu jogo, enquanto o Comunidade tentava as saídas rápidas, especialmente com Neguinho e Rabisco. E foi justamente Rabisco quem mudou a história da partida. Aos 13, marcou um golaço ao perceber o goleiro adiantado e bater com consciência por cobertura. E dois minutos depois, desmontou a defesa adversária ao entrar driblando pela direita, rente à linha de fundo, e tocar rasteiro para baixo da trave. A bola desviou na zaga e foi parar no fundo do gol.

comu6
Muita marcação no meio de campo

Atrás no marcador, o Ceará se mandou em busca do empate. E conseguiu aos 25 minutos, quando William puxou ataque em velocidade pela direita e serviu Biel, que bateu rasteiro no canto e fez 2 a 2. Mas a pressão ao Alvinegro abriu espaço para o contra-ataque do Comunidade. Além disso, o time do Mutinga passou a cometer erros na saída de bola.

Numa dessas falhas, aos 33 minutos, o Comunidade roubou a bola e voltou à frente do marcador com um gol de Mistura, que havia acabado de entrar. No final, o Ceará perdeu a chance do empate, quando Biel entrou pela esquerda e chutou bem, rasteiro, mas a bola foi bater caprichosamente no pé da trave. Do outro lado, Pedrinho não perdoou e aproveitou novo erro da saída da zaga adversária para fazer o placar final, de 4 a 2 para o Comunidade.

Resultados e classificação

A segunda rodada será disputada no próximo domingo,  27/5, com destaque para a estreia do Ganga, frente ao Classe A, e o confronto entre duas equipes que venceram na abertura, Comunidade e Seringueira.

1a-rodada