sábado, abril 20, 2024
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Procon orienta sobre problemas com integração

por: Redação

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Usuários que tiveram prejuízos com a troca de máquinas nos ônibus podem abrir uma reclamação

Na última semana, o Barueri na Rede noticiou relatos sobre a quantidade de problemas que a troca de máquinas nas catracas dos ônibus da Benfica e Ralip, que ocorreu na segunda-feira, 11/11, trouxeram aos passageiros. Entre as reclamações estavam casos de bloqueio de cartões, falta de integração e cotas de estudantes. (relembre o caso)

Em conversa com o BnR, dias após a troca de máquinas das catracas, passageiros continuaram reclamando da falta de informações por parte das empresas e funcionários. Usuários também afirmaram que alguns cartões com o benefício de idoso e especial, aparecem como bloqueados, além de casos em que os cartões ainda estão sem fazer integração. O BnR chegou a ir até o posto da Benfácil para esclarecer a situação, e encontrou usuários confusos e buscando informações sobre reembolso. (releia)

Após inúmeros relatos, o Barueri na Rede, então, entrou em contato com o Procon São Paulo para saber o que o consumidor pode fazer nestes casos, e foi informado de que cada caso terá que ser avaliado de forma individual. Entre os passos que o passageiro pode recorrer, o Procon ressalta que o usuário deve procurar primeiramente pelo Procon Barueri, posto que atende a cidade.

Além disso, como se trata de falhas em equipamentos técnicos, o passageiro precisa provar que houve o erro por parte da empresa. Alguns exemplos são passageiros que tiveram o cartão bloqueado ou não fizeram a integração, e por isso, tiveram que pagar do bolso. Para estes casos, o Procon aconselha que o usuário tire uma fotografia, por exemplo, da máquina bloqueada ou do valor sendo pago no dinheiro, ao invés de cartão. Nestes casos, se provado o erro por parte da empresa, o consumidor tem o direito ao reembolso, além de que a situação do cartão precisa ser normalizada. Outro fato que o Procon ressalta é que, caso provado o erro, a empresa precisa reembolsar o consumidor por todos os dias em que ele obteve danos durante o uso do cartão de ônibus.

O Procon Barueri fica localizado dentro do Ganha Tempo Municipal, na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550 – Jardim Sao Pedro. O horário de funcionamento é das 8 às 16 horas.

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