População organiza ato contra o fechamento das Policlínicas

3807
- Publicidade -

Prefeitura não confirma fechamento, porém, alega que Centro de Diagnósticos concentra a maioria dos serviços das Policlínicas. Contratos não foram renovados

No próximo sábado, 11/1, às 10 horas, será realizada uma manifestação em frente à Policlínica Benedicta Carlota, no Jardim Silveira, contra o fechamento da unidade de saúde. Funcionários alegam que contratos não foram renovados e se estendem até o dia 31/1. Já a Prefeitura não confirma o fechamento, mas, declara que novo Centro de Diagnósticos, na Vila Porto, cumpre os mesmos serviços que as Policlínicas.

No fim de 2019, o Barueri na Rede foi procurado por funcionários e pacientes das Policlínicas de Barueri, tanto do Jardim Silveira, como do bairro Engenho Novo que questionavam um possível fechamento da unidade. Em novembro, após boatos nas redes sociais sobre o encerramento dos serviços nas unidades, a Prefeitura negou a possibilidade de fechamento (relembre).

Um mês depois, fontes do BnR afirmaram que após uma reunião em dezembro entre funcionários da unidade do Jd. Silveira com a equipe de gestão (Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Birigui), foi repassada a informação sobre a chegada de um ofício, onde diz que os trabalhos serão encerrados em 31 de janeiro de 2020 (veja o caso).

Ainda em dezembro de 2019, após a confirmação de uma reunião parar tratar sobre o fechamento da Policlínica do Silveira, o Barueri na Rede entrou em contato com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), pedindo um posicionamento, que na época, enviou a seguinte nota: O Centro de Diagnósticos implantado na Vila Porto oferece grande parte dos serviços prestados pelas Policlínicas. Desta forma e visando maior economia dos recursos públicos, a Prefeitura estuda a viabilidade de renovar os contratos de gestão com valores reduzidos e metas adaptadas à demanda atual.

Hoje, já com os avisos de encerramento de contratos em mãos, funcionários, moradores do bairro e a equipe do Por Uma Nova Cultura organizam para o próximo sábado, 11/1, um ato pacífico pelo não fechamento das Policlínicas. Os manifestantes alegam que além da demissão de funcionários, o fechamento vai prejudicar pacientes do bairro, entre crianças e idosos, que precisarão comparecer até o Centro de Diagnósticos, na Vila Porto para se consultarem.

Para quem quiser participar da manifestação pelo não encerramento das atividades nas Policlínicas, o ato acontecerá na unidade do Silveira, localizada na avenida Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, 483 – Jd. Silveira.

 

 

- Publicidade -