Museu Municipal continua fechado após enchente que parou a cidade

469
- Publicidade -

Em um vídeo que circula nas Redes Sociais é possível ver as salas que ficam no térreo do museu e a área externa alagadas. Ainda não há data para reabertura

Após a forte chuva da última segunda-feira, 10/2, que foi considerada a pior enchente dos últimos anos (relembre), o Museu Municipal de Barueri, que foi um dos locais atingidos pela água continua fechado e sem previsão para reabertura.

Em um vídeo que circula pelas Redes Sociais, é possível ver todas as salas do térreo do museu completamente cheias de água. Durante a filmagem nota-se a área da recepção e uma sala ao lado, onde ficam os objetos que contam a história de Barueri, alagadas. A área externa do museu, onde ficam localizados um vagão do trem antigo de Barueri, o jardim e uma oca de índio, também ficou coberta pela água.

O Museu Municipal é o principal acervo histórico da cidade. Em cada parte do museu é possível se encantar com a história da cidade, contada por meio de fotografias, objetos e pesquisa. Sônia Teixeira, que trabalha na curadoria do local e seleciona as obras do museu há 17 anos não esconde o orgulho e satisfação que tem de fazer parte da história do museu.”É encantador trabalhar em um lugar histórico como o museu, e para mim, é viver a história a cada dia. Os moradores participam bastante do nosso trabalho, nos contando histórias que eles viveram aqui em Barueri”, revelou Sônia em entrevista ao BnR TV em 2018. (veja a entrevista)

Após a nossa equipe receber o vídeo em que mostra a situação do museu no dia da chuva, o Barueri na Rede entrou em contato com funcionários do Museu Municipal para saber sobre a reabertura. Na quinta-feira, 13/2, fomos informados que a reabertura do museu ocorreria nesta segunda-feira, 17/2.

Porém, ao entrar em contato com o museu novamente nesta segunda-feira, a informação é que ainda não há uma data para reabertura. “A Prefeitura vai realizar uma vistoria hoje no museu junto ao pessoal da Secretaria da Cultura para analisar os danos. Ainda estamos limpando o local, em que a parte de trás onde fica o acervo foi danificada e o gramado também. Então, ainda não temos data para reabrir”, contou um funcionário ao BnR.

O Barueri na Rede também tentou contato com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom) para saber quais eram os danos e as providências que seriam tomadas para recuperar o museu. Até o fechamento desta reportagem, não recebemos nenhuma resposta.

- Publicidade -