HMB troca óleo de cozinha usado por sabão ecológico

1110
- Publicidade -

Projeto visa conscientizar a população a fazer o descarte correto do óleo de cozinha usado

O Hospital Municipal de Barueri (HMB) Doutor Francisco Moran está trocando óleo de cozinha usado por barras de sabão ecológico. O projeto faz a troca não só para funcionários do hospital e pacientes, mas também para moradores que estiverem à procura de um melhor descarte da substância.

O projeto, que tem parceria com a empresa Triângulo, ocorre desde abril de 2018, e já foram coletados 345 litros de óleo, com uma média mensal de 58 litros. Porém, em razão do Dia do Rio, comemorado em 24 de novembro, o hospital está reforçando a campanha de conscientização.

De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), um litro de óleo de cozinha pode contaminar até 25 mil litros de água. O projeto do HMB faz a troca de dois litros de óleo por duas pedras de sabão ecológico 90% biodegradável – facilmente absorvido pela natureza – que pode ser utilizado para lavar louças e roupas.

Maria da Silva Godoi, técnica de segurança do trabalho no HMB, conta que soube da coleta por um banner colocado na entrada do hospital. “Recebi um folheto e vi um banner na entrada, onde se explicava todo o processo da transformação do óleo usado em sabão ecológico”, lembra elea. “Eu costumava entregar o óleo da minha casa para uma moça que fazia sabão no meu bairro, mas ela não recolhe mais. Às vezes esse processo caseiro pode ser perigoso e não ser o mais indicado.” Quando ela viu a notícia, ficou feliz por poder voltar a descartar o óleo utilizado em sua casa da maneira correta.

“Como não temos um posto adequado para coleta, acabo juntando os restos de óleo, e por fim, jogando fora. Esse óleo não só entope as pias e tribulações, mas acaba prejudicando o meio ambiente. Tenho uma cunhada que é dona de lanchonete, que produz muito óleo usado. Fiz a troca por sabão para ela. Além disso, também avisei para minha família e amigos sobre o projeto”, termina ela.

Para fazer a troca basta guardar o óleo frio em uma garrafa de plástico até completar os dois litros. Como precaução para casos de quedas e pelo sistema de rosca que impede qualquer vazamento, o tipo de garrafa mais indicado é a PET.

Para quem se interessar, a troca de óleo usado por sabão ecológico está sendo feita nos setores de nutrição e hotelaria do HMB. O Hospital Municipal de Barueri fica na rua Ângela Mirella, 354, Jardim Barueri.

 

 

- Publicidade -