Comerciantes da antiga feira do Bulevar reclamam da troca de local

3478
- Publicidade -

A tradicional feira de gastronomia e artesanato agora ocorre em frente à prefeitura

Nas últimas semanas, o Barueri na Rede vem recebendo queixas de comerciantes da cidade quanto à Feirarte, tradicional feira de artesanato e gastronomia que ocorre todos os sábados no Centro de Barueri. Porém, o evento que há muitos anos era realizado no bulevar, agora foi transferida para um estacionamento em frente à Prefeitura.

“Estamos contando com um público muito menor do que o que já estávamos acostumados a atender. Mesmo que o novo local – estacionamento em frente à Prefeitura – também fique localizado no Centro, as pessoas estão frequentando bem menos, pois o fluxo de pedestres está no bulevar”, relata uma artesã da Feirarte ao BnR.

Outro questionamento é de que os comerciantes foram primeiramente afastados do bulevar por conta da programação de Natal de 2017. Depois, voltaram ao antigo local, mas a transferência acabaria se tornando definitiva. “A princípio, a feira foi removida por conta da decoração de Natal, o que ocasionou uma queda terrível em nossas vendas de fim de ano. Já em 2018, fomos avisados, no máximo duas semanas antes, que seríamos transferidos para outro lugar”, desabafa a comerciante.

Ainda de acordo com os feirantes, a justificativa da prefeitura foi de que após a reforma do Bulevar, o local será destinado a outras programações. Por último, a artesã, que preferiu não se identificar, lembrou que o novo ambiente não está sendo desvalorizado pelos feirantes. “Particularmente acho sensacional haver uma programação frequente no bulevar, porém, acredito que as duas coisas – feira e programação – podem acontecer e ser positivo para as duas partes. Não estamos desmerecendo o novo local, apenas percebemos que o nosso público não sabe que estamos lá, por já estar acostumado a nos encontrar no Bulevar”, termina  a comerciante ao BnR.

Em resposta ao questionamento feito pelo BnR à Prefeitura, sobre a atual situação dos comerciantes da Feirarte, foi enviada a seguinte nota:

A mudança da Feirarte que acontecia no Boulevard Central se deu para justamente reservar àquele espaço uma programação especialmente preparada pela Secretaria de Cultura e Turismo. O Boulevard tem sido cada vez mais utilizado pela população como espaço de lazer e cultura, como foram os eventos do Natal Encantado, no final de 2017, e da Doce Páscoa, no início deste mês. Outras datas serão comemoradas no Boulervard, sendo já certas o Dia dos Namorados, em junho, entre outras. Cabe ressaltar que o espaço tem sido preparado nestas datas comemorativas com decoração característica, local para alimentação e apresentações artísticas.

Quanto ao novo local da Feirarte, a Prefeitura de Barueri tem reservado esforços para prover o local de estrutura adequada, além de procurar intensificar um trabalho de divulgação a fim de ampliar o fluxo de visitantes e de consumidores à Feira. A expectativa é que haja nos próximos meses aumento de visitantes, assim como ocorreu nos anos anteriores, em que a tendência de aumento do movimento ocorre a partir do segundo trimestre do ano.

De toda forma, a Prefeitura está sempre à disposição dos feirantes para avaliar a viabilidade de novas formas de melhoria da Feirarte.

 

 

- Publicidade -