Após atendimento em Barueri, criança convulsiona e é internada em Jandira

3189
- Publicidade -

Menino foi atendido em unidade do Paulista e diagnosticado com febre. Levado às pressas à UPA de Jandira, foi detectado um quadro de pneumonia

Uma criança de um ano e nove meses de idade sofreu uma convulsão após ter sido diagnosticada com febre no Instituto de Atenção Básica do Jardim Paulista, na última sexta-feira. O bebê teve que ser socorrido às pressas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jandira, onde ficou internado e foi detectado um quadro de pneumonia.

De acordo com Karen Alves, mãe do bebê, ela levou o filho até a unidade de saúde de Barueri na quinta-feira, 12/9, após a criança apresentar sintomas de febre, tosse e vômito. No local, ele recebeu medicação para vômito e teve que ser encaminhado de ambulância para o PS do Camargos para fazer um exame de Raio-X.

“O instituto recém-inaugurado não está com todas as áreas funcionando”, alegou Karen ao Barueri na Rede. “O diagnóstico dado pelo médico foi de que ele tinha apenas algumas secreções nas vias aéreas”, conta. Alguns medicamentos foram receitados e a criança foi liberada.

“No dia seguinte, ainda com sintomas de febre, voltei até à unidade para mostrar os exames de sangue e o Raio-X feito. O médico olhou e falou que a febre seria ‘normal’ e mandou para casa”, relata a mãe. À caminho de casa, no Uber, o bebê teve um quadro de convulsão e foi levado até a UPA de Jandira, que era o local mais próximo.

“Meu filho chegou desacordado. Fizeram exames, ele foi diagnosticado com pneumonia e ficou internado”, completa Karen. A criança ficou internada na UPA de Jandira de sexta-feira, 13/9, até domingo, 15/9, quando foi liberada para continuar o tratamento em casa.

Karen, que é moradora do Jardim Paulista, contou ao BnR que a situação é um ‘descaso na saúde’. “Eu senti um descaso, tanto com o atendimento quanto com o local. Uma sala sem estrutura nenhuma, onde mal tem as coisas. Ouvi relato da enfermeira sobre falta de organização”, conta. “Além disso, em nenhum momento falaram que era pneumonia. O diagnóstico veio somente na UPA de Jandira”, conclui.

O Barueri na Rede procurou a prefeitura sobre o caso, mas não obteve respostas até o encerramento desta reportagem.

Instituto de Atenção Básica e Avançada de Saúde de Barueri

O Instituto de Atenção Básica e Avançada de Saúde Vanderson César de Almeida foi inaugurado no início do mês passado após dois anos em obras (relembre). O aparelho de saúde abriga a UBS do bairro, que passou a funcionar 24 horas.

O instituto conta com atendimentos de clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, odontologia e nutrição. A obra custou R$ 20,5 milhões aos cofres públicos.

- Publicidade -