Chuva castiga Itapevi e causa alagamento em vários bairros

3111
- Publicidade -

Ruas do centro da cidade e do Jardim Rainha são as mais afetadas. Córrego Paim transbordou e Rio Barueri Mirim está no limite

rua-manoel-alves-mendes-caio-ramos
Rua Manoel Alves Mendes, nas proximidades do Ita Shopping, ficou totalmente intransitável. Foto: Caio Ramos

As chuvas que caíram entre a noite de terça-feira, 17/1 e a manhã de quarta-feira, 18/1, causaram transtornos na vida dos cidadãos de Itapevi. Ruas do centro da cidade e do Jardim Rainha ficaram intransitáveis. Segundo a prefeitura, apesar da intensidade pluviométrica, não há desabrigados.

Principais artérias da cidade, as avenidas Rubens Caramez e Cesário de Abreu ficaram alagadas no início da tarde com o transbordamento do córrego Paim e tiveram o tráfego liberado por volta das 16h30. Mais tarde, com a retomada das chuvas, essa ruas voltaram a ficar em estado de alerta. Outras vias no entorno do Ita Shopping, também tiveram o trânsito interrompido.

jardim-dona-elvirakelvin-alves
Rio Barueri Mirim no Jardim D. Elvira. Foto: Kelvin Alves

Os bairros também sofreram com a quantidade de chuva, principalmente o Jardim Rainha, onde algumas ruas continuavam interditadas no início da noite e havia muito barro acumulado naquelas em que a água já havia baixado. O Jardim Dona Elvira e o Jardim Vitápolis estão em estado de alerta, pois o Rio Barueri Mirim, que corta ambos os bairros, está com o nível de água no limite de sua capacidade.

O prefeito recém empossado Igor Soares visitou as principais áreas afetadas, acompanhando o trabalho da Defesa Civil do município que, segundo o site oficial da prefeitura, solicitou o auxílio do órgão estadual para os casos onde havia riscos de deslizamento.

Em entrevista à Rádio CBN, o Igor Soares afirmou que o problema de enchentes em Itapevi é crônico, em especial por dois fatores. Primeiro por ter crescido às margens de vários cursos de água, e ainda por estar localizada em altitude mais baixa que os municípios vizinhos, como Cotia e São Roque, o que faz com que a água das chuvas dessas localidades escoe para Itapevi.

igor-jardim-rainha
Prefeito Igor Soares visita o Jardim Rainha. Foto: Divulgação

O prefeito disse ainda que os danos foram minimizados devido ao trabalho realizado desde o início do mandato. “O nosso objetivo, que foi iniciar uma grande limpeza nos rios e córregos da cidade já surtiu efeito. Tanto que a água não invadiu as casas”, afirmou Igor. Sobre uma solução definitiva, o prefeito disse que prefere usar a franqueza, “O problema de enchente em Itapevi é crônico, vamos enfrentar com trabalho mas, infelizmente, dizer que vai ser cem por cento resolvido é muito difícil garantir”, concluiu.

 

 

- Publicidade -