Cão da GCM auxilia na apreensão de drogas no Engenho Novo

2334

Operação ainda prendeu um traficante, que tentou se livrar de uma sacola com entorpecentes assim que viu os guardas

Canil da GCM auxiliou na apreensão de drogas e traficante no Engenho Novo/ Fotos: Divulgação Secom Barueri

O cão Ayllon, da Guarda Municipal de Barueri, auxiliou na apreensão de drogas e na prisão de um traficante no Engenho Novo. A operação foi realizada na sexta-feira, 6/12, dois dias após o início das atividades do novo Canil da GCM.

Na data, as equipes do Grupo Tático de Motos (GTM), da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e do Canil realizaram uma patrulha na rua Godofredo de Barros, próximo ao conjunto habitacional. Ao ver a aproximação das viaturas, um homem jogou uma sacola em um terreno baldio. Com a ajuda do cão Ayllon, foram localizados 26 pinos de cocaína, 13 saquinhos de maconha e 72 pedras de crack. O rapaz foi preso por tráfico de drogas e foi encaminhado para a Delegacia Central de Barueri.

Essa foi a primeira ação do Canil. A modalidade de apoio tático especializado, vinculada à Romu e à GTM, foi anunciada na quarta-feira, 4/12, junto com a nova frota da segurança municipal (leia).

De acordo com a prefeitura, o setor está sendo iniciado com dois cães. O pastor-belga-malinois Ayllon tem dupla função, de faro de entorpecentes e de proteção; já o pastor-alemão Thor, de um ano de idade, está em treinamento para ‘show dog‘, que fará apresentações escolares e preventivas da GCM.

O objetivo da criação da especializada é de atuar nos pontos da cidade que apresentam um maior índice criminal. Os cães serão utilizados no apoio à GCM em patrulhamento ordinário, estádio de futebol, apresentações e outras ações, quando necessário.

Canil foi apresentado junto com as novas viaturas da segurança

Ainda segundo a administração municipal, os cães realizam um treinamento diário, assim como os guardas responsáveis por eles, que são condutores exclusivos e fazem um curso para aprender técnicas de comando.

Por enquanto, o Canil está em uma instalação provisória na Estrada dos Altos, com alojamento para os cães, sala de atendimento veterinário, espaço para treinamentos e exercícios. O plano da gestão é de construir um anexo na sede da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, no Jardim dos Camargos.