Canalização no Jardim Tupã causa alagamentos

1495
- Publicidade -

Laudo da Defesa Civil aponta que a prefeitura precisa tomar medidas urgentes no bairro

O Barueri na Rede recebeu esta semana a denúncia de um leitor sobre os alagamentos que têm atingido o Jardim Tupã. O último caso ocorreu na sexta-feira, 25/1, após as fortes chuvas que caíram na cidade.

Família perdeu todos os móveis depois da chuva de sexta-feira, 25/1, que alagou a casa/Fotos: Leitor BnR

O relato é de que a irmã do leitor, que mora na rua Guimarães Rosa, próximo ao 1º DP e Delegacia de Proteção do Idoso, perdeu tudo depois que a água invadiu a casa. Os moradores ficaram com o sofá, móveis da sala, armários e brinquedos das crianças – de um e dois anos de idade – danificados. Desde a sexta-feira, a família está na casa de parentes e tem divulgado o caso nas redes sociais pedindo ajuda com doações.

Após a inundação, a Defesa Civil fez vistorias na casa e apontou que os alagamentos são culpa de uma canalização do córrego, que passa sob o local e que foi malfeita, uma vez que, quando chove, o fluxo de água volta em uma caixa de inspeção que fica nos fundos da casa. Além disso, desde dezembro do ano passado, os agentes constataram que o muro do terreno, que faz fundo com o DP, tem risco de cair e que uma árvore de 10 metros de altura, que está na divisa, está empurrando-o.

O laudo emitido pela Defesa Civil alega que a prefeitura, por meio das secretarias do Meio Ambiente e Obras, precisa tomar providências urgentes com relação ao muro e a tubulação que provoca os alagamentos, além de pagar um aluguel social para a dona da casa.

O BnR entrou em contato com a prefeitura para questionar o que será feito para solucionar o problema. Em resposta, a administração municipal afirmou que entrará em contato com a família.

- Publicidade -