Campanha de vacinação contra o sarampo começa dia 10

776
- Publicidade -

Nova etapa, que vai até 13/3, é voltada para pessoas entre cinco e 19 anos de idade

Na próxima semana, começa uma nova etapa da campanha de vacinação contra o sarampo. A fase se inicia na segunda-feira, 10/2, e vai até o dia 13/3. A ação visa imunizar pessoas de cinco a 19 anos, que ainda não tomaram as duas doses do imunológico.

Em Barueri, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão aplicando a vacina, de segunda a sexta feira, nos horários de atendimento de cada uma. Confira os endereços e expedientes aqui.

Esta primeira ação do ano visa imunizar pessoas de cinco a 19 anos, que segundo o Calendário Nacional de Vacinação, devem ter receber duas doses da tríplice viral, que protege contra contra sarampo, rubéola e caxumba. Por isso, é essencial que o paciente leve a carteirinha de vacinação no dia em que for tomar o imunológico.

A campanha vai do dia 10/2 ao dia 13/3. Já o Dia D de vacinação será no sábado, 15/2. Na data, as 19 UBSs do município atenderão o público-alvo, das 8 às 17 horas. Haverá, ainda, postos volantes no Alpha Shopping (alameda Rio Negro, 1033, Alphaville), e no Residencial Morada dos Pássaros (avenida dos Pássaros, Aldeia da Serra).

O sarampo é doença viral aguda, grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. O vírus é transmitido pelo ar por meio de espirro e tosse.

A vacina do sarampo é contraindicada para mulheres grávidas, pessoas que tenham problemas de imunodepressão (câncer, Aids, doenças sistema imunológico) e que tenham tido reação alérgica ao imunológico. Pessoas com febre, acima de 38°C, ou com alguma infecção devem consultar um médico para autorizar a vacinação.

- Publicidade -