Boato sobre assaltos por prestadores de serviços corre nas redes sociais

1346

Segundo comunicado, assaltantes usariam empresas para “agendar” um assalto

Um comunicado, sem data, sem autoria e não assinado, alertando para uma nova modalidade de golpe, está circulando pelas redes sociais e deixando a população apreensiva. A informação é que assaltantes estariam utilizando documentos falsos de empresas de serviços para entrar na residência e realizar o roubo. Entretanto, nem a Guarda Civil Municipal (GCM), nem as delegacias de Barueri, registraram qualquer tipo de ocorrência utilizando essa prática.

Comunicado falso circula nas redes sociais
Comunicado falso circula nas redes sociais

O documento detalha que uma carta em papel timbrado seria enviada para a casa da vítima, agendando uma substituição de aparelho por conta da modernização da tecnologia. Tal carta teria um telefone falso para confirmação do agendamento.  Assim, os bandidos conseguiriam agendar o assalto, com o próprio dono abrindo a porta de sua casa.

O Barueri na Rede procurou a GCM e as delegacias da cidade para verificar se alguma ocorrência desse tipo de golpe havia sido comunicada. Entretanto, não há nenhuma notificação ou boletim de ocorrência registrados.

Uma busca pela internet mostra que o mesmo boato circulou em 2016 e teria sido emitido pelo condomínio Mediterrâneo. No mesmo ano, o site www.boatos.org, voltado para esclarecer farsas que circulam na internet, publicou matéria sobre o assunto, mostrando a mesma carta que circula hoje (veja aqui: http://www.boatos.org/brasil/assalto-programado-sky-net-e-gvt-boato.html).

Independentemente do boato, é recomendado que qualquer visita técnica seja confirmada com a central da prestadora de serviços, no telefone usual, evitando contatos com telefones desconhecidos.