Artista de Barueri quer decorar bolo na Ana Maria Braga

1449
- Publicidade -

O artista plástico e grafiteiro Rafael Augustaitiz quer lembrar de quando ajudava a mãe a enfeitar bolos

rafaescola2
Painel de Rafael numa escola do Jardim Belval/Fotos: acervo pessoal

Acostumado a participar de exposições internacionais e a escalar prédios para imprimir a sua arte, o artista plástico barueriense Rafael Augustaitiz decidiu encarar um novo desafio: iniciou uma campanha para decorar um bolo de aniversário no programa de Ana Maria Braga.

Rafael é um pintor e grafiteiro de prestígio que já deu entrevista para o jornal The New York Times e foi personagem de um documentário da Fundação Cartier, da França. Tem obras na exposição permanente do Memorial da América Latina e participações memoráveis e polêmicas na Bienal de Arte de São Paulo. Em Barueri, onde vive desde os dois anos de idade, sua arte pode ser vista em vários pontos da cidade, desde fachadas de lojas a muros públicos e privados.

bolos
Rafael tem apenas duas imagens dos bolos desenhados na infância

Agora, Rafael quer voltar a um período anterior a sua carreira artística conhecida. Na infância, sua mãe, dona Jandira, tornou-se uma boleira muito conhecida na Aldeia de Barueri e, depois, em toda a cidade. Ela recebia inúmeras encomendas, especialmente para aniversário de crianças. “Muitas famílias confraternizaram com nossos bolos”, lembra Rafael.

Foi nessa fase que o artista começou a se expressar. Como a mãe recebia muitos pedidos, ele passou a ajudar primeiro na decoração, e depois, fazendo os desenhos. “Como eu sempre gostei de desenho, fiz muita coisa junto com ela”, diz o artista.

rafamemorial
Obra do artista exposta no Memorial da América Latina

Foi lembrando desse período que Rafael decidiu voltar no tempo e, pensando grande, quer mostrar sua arte no programa de Ana Maria Braga, na Rede Globo. Para isso, lançou a campanha em sua nova página no Facebook, criada em 3 de abril e que em menos de um mês recebeu mais de 120 mil curtidores. “Eu procuro ser um artista completo e vejo na decoração do bolo uma extensão da linguagem visual”, afirma. “E eu vejo na evolução do meu trabalho uma ligação entre o bolo, a pintura acadêmica e o grafite”, explica.

Rafael convida para curtir sua nova página no Facebook: https://www.facebook.com/Artista-Rafael-Augustaitiz-1495129587204648/

Hoje, Rafael tem apenas duas fotos de bolos desenhados por ele e espera que a campanha o ajude a fazer uma acervo de seus trabalhos. “Tenho certeza de que muita gente tem imagens daqueles tempos e espero que a campanha estimule as pessoas a me mandar”, diz ele.

rafaacao
Rafael em ação: arte de rua foi parar no jornal The  New York Times e em documentário francês
- Publicidade -