Alunos das maternais recebem uniformes com tamanho errado

4488
- Publicidade -

Mães denunciam ao BnR que os maternais receberam apenas kits com numeração quatro e seis para todas as crianças

Por: Caroline Rossetti

Nas últimas semanas, mães de alunos dos maternais municipais procuraram o Barueri na Rede para denunciar os tamanhos dos uniformes que as crianças de um a três anos têm recebido. Os kits chegaram nas escolas apenas com numeração quatro e seis que, segundo elas, não tem como serem utilizados de imediato.

Mas, o problema da entrega de uniformes escolares na rede municipal de Barueri se arrasta desde o ano passado. No balanço dos primeiros 100 dias da atual gestão, em abril de 2017, a prefeitura afirmou que todos os estudantes receberiam tanto uniforme quanto material escolar, de forma gratuita, porém, um pouco mais tarde do que o normal devido ao processo de compra ser burocrático.

Na ocasião, a gestão disse que para o ano seguinte, 2018, a compra seria feita com a antecedência necessária para os materiais serem entregues já no primeiro dia de aula.

Uma das mães informou que o uniforme tamanho quatro que veio para o filho de um ano, serve só no mais velho, de seis ano/Fotos: Leitora BnR
Uma das mães informou que o uniforme tamanho quatro que veio para o filho de um ano, serve só no mais velho, de seis anos/Fotos: Leitores BnR

Ainda no ano passado, a chegada dos uniformes começou em escolas do Parque Imperial e Jardim Mutinga no início do segundo semestre, em agosto (saiba mais). Na mesma época, a prefeitura afirmou que os Cadernos de Apoio Pedagógico e os kits de Língua Portuguesa e Literatura foram entregues em toda rede. Mas, o ano terminou com desfalques que foram ressaltados pelo BnR (relembre aqui).

Em dezembro de 2017, a licitação da compra de uniformes para o ano letivo de 2018 foi publicada no Jornal Oficial de 20/12 – Edição 994 – Ano 9. A compra, do edital nº 105/2017, ficou a cargo da Secretaria de Suprimentos e especificava uma “entrega parcelada de uniformes escolares, conforme exigências, quantidades estimadas e demais especificações contidas no Edital”.

A informação não pôde ser confirmada porque os documentos públicos não permanecem no Portal da Transparência do município após encerrados os processos (no caso dia 5/1/18). Além disso, a solicitação feita pelo BnR à Secretaria de Suprimentos – que cuida das licitações – não foi atendida até o fechamento desta reportagem.

A página de 2018 virou, e o Jornal Oficial de Barueri, de 3/2, divulgou que todos os alunos receberiam os uniformes e materiais escolares completos até o fim de fevereiro, mas isso não ocorreu.

O Barueri na Rede tem relatos que diversas escolas ainda não receberam os kits de uniforme e, nas que chegaram a receber, no caso dos maternais, as peças vieram em um tamanho padrão, números quatro e seis, para todas as crianças.

Uniformes dos maternais forem entregues em tamanhos bem maiores do que as crianças/Foto: Leitora BnR
Uniformes dos maternais forem entregues em tamanhos bem maiores do que as crianças

Uma mãe comentou a situação. “Para um ano da creche foram entregues uniformes tamanho seis. Quando que uma roupa seis fica boa naquele tamanho de gente? Se servir na minoria, já é muito! Minha filha não é das maiores da turma, mas também não é tão pequena, e a calça bate no peito”, desabafou.

Outra mãe, moradora do Jardim Belval que recebeu o uniforme do filho na segunda-feira, 16/4, mostrou sua incredulidade diante da situação. “Meu filho de um ano de idade, com 9,150 Kg, está na primeira fase do maternal Aparecida Conceição e recebeu uniforme tamanho quatro. Impossível utilizar, provavelmente servirá quando ele estiver no ensino fundamental”, contou. “É um absurdo gastarem tanto dinheiro para algo inútil para a população. Estou ouvindo reclamação de muitos pais.”

Os relatos não param de chegar ao BnR. Mais uma mãe de uma menina de um ano do maternal recebeu roupas tamanho quatro. “Minha filha está na maternal e estão fornecendo uniforme para ela usar no pré, só pode, né? Pelo tamanho!!! Quem vai resolver esta situação? Neste caso ela vai continuar indo sem uniforme porque é enorme nela”, comentou.

“Meu bebê tem um ano e oito meses, para ele teria que ser roupa número dois. Mas, não perguntaram a numeração e deram o número quatro que está enorme! Cabem quatro bebês dentro!”. Esta mãe chegou a procurar a direção do maternal para tentar resolver a situação e foi informada de que a escola recebeu a orientação de entregar os uniformes tamanho quatro para as crianças de um e dois anos, e número seis para crianças de três anos.

Calças chegam na altura do peito das crianças, e camisetas ficam abaixo dos joelhos
Calças chegam na altura do peito das crianças, e camisetas ficam abaixo dos joelhos

Em comentários na página do Facebook da prefeitura de Barueri, a própria administração informou que os uniformes já estão sendo distribuídos e mais de 40 escolas receberam os kits na última semana. Já com relação ao material escolar, a posição é que seria entregue na segunda quinzena desse mês.

O BnR apurou que as entregas ainda estão sendo feitas, devido à uma questão de logística. Todos os dias, cerca de seis mil kits – que equivale a um caminhão – saem em direção às escolas. Os itens do kit são: cinco pares de meias, duas camisetas, duas regatas, uma manga longa, duas bermudas, uma calça e uma jaqueta.

O último prazo de entrega dos uniformes prometido pela prefeitura de Barueri era 27/3. A data seria para os kits chegarem na sede da Secretaria Municipal de Educação e serem distribuídos para as escolas na primeira semana de abril (veja aqui).

Procurada pelo BnR para esclarecer a atual situação da entrega de uniformes, a prefeitura não se manifestou até a publicação desta reportagem.

- Publicidade -