quinta-feira, março 28, 2024
HomeCidadeVítimas do acidente com van escolar precisam de sangue e plaquetas

Vítimas do acidente com van escolar precisam de sangue e plaquetas

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Doações podem ser feitas nos postos do HMB e do Regional de Osasco, com a menção do nome completo dos meninos

No fim da tarde de segunda-feira, 16/4, a Fieb divulgou em sua página do Facebook, e no site da fundação, uma nota pedindo doações de sangue e plaquetas para os alunos que foram vítimas do acidente envolvendo uma van escolar e um caminhão em Carapicuíba, na sexta-feira, 13/4 (veja aqui).

A campanha tem como foco os dois meninos que continuam hospitalizados em estado grave. Arthur Martins e Vasconcelos, de 10 anos, está internado no Hospital Regional de Osasco e necessita de doação de plaquetas; o jovem tem sangue tipo A+, porém estão sendo aceitas doações de qualquer tipagem sanguínea.

Já Caio Henrique Ruminas da Silva está no Hospital das Clínicas desde que foi resgatado do local do acidente pelo helicóptero Águia da Polícia Militar, e precisa de doação de sangue. A Fieb orienta que quem for fazer a doação deve informar os nomes das crianças que receberão o material.

Há dois locais na região que estão recebendo as doações para os meninos. Um é em Barueri e está dentro do Hospital Municipal (HMB), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, na rua Ângela Mirella, 354, andar térreo – Vila Dom José – Barueri. O outro fica em Osasco, no próprio Hospital Regional e atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30, e sábados, das 8 às 16 horas, na rua Ari Barroso, 355 – Presidente Altino – Osasco.

Em conversa com o Barueri na Rede, a Fieb informou que a iniciativa da campanha foi tomada  em razão da situação preocupante em que estão as vítimas do acidente e, com isso, a instituição de ensino quer incentivar as pessoas a doar sangue e tornar a atitude um hábito.

Internamente, a escola fará na próxima sexta-feira, 20/4, uma ação entre as unidades mantidas pela Fieb de um minuto de silêncio em respeito às vítimas, famílias e ao menino Ricardo Cleto, que morreu após paradas cardiorrespiratórias (saiba mais).

Fique atento às restrições

Para fazer a doação de sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, estar alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e apresentar documento de identidade original com foto recente. Alimentos gordurosos devem ser evitados nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas.

Pessoas que estiverem com gripe ou resfriado não podem doar. Deve-se respeitar os intervalos de doação. No caso de mulheres são 90 dias com o máximo de três doações em 12 meses, e para homens, 60 dias e um máximo de quatro doações em 12 meses.

No caso da doação de plaquetas, além dos requisitos da doação de sangue, somente mulheres que nunca engravidaram podem participar do processo, que dura em média 90 minutos. Além disso, o doador não pode ter feito uso de aspirina, AAS ou anti-inflamatórios não hormonais em até três dias antes. As plaquetas são recomendadas em casos de vítima de trauma, por exemplo, e ajuda no controle de sangramentos. As doações podem ser feitas a cada 72 horas, não ultrapassando 24 doações em 12 meses.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!