Vazamento causa fumaça tóxica na Estrada dos Altos

176

Reação química entre cloro armazenado inadequadamente e água da chuva gera fumaça tóxica e apreensão na Vila Ceres

Bombeiros2
Bombeiros trabalharam durante toda a madrugada. Fotos: Reprodução/Rede Globo

Um vazamento de produto químico, ocorrido na noite dessa segunda-feira (30/5), na Estrada dos Altos, obrigou a interdição de algumas ruas das Vilas Ceres e Universal.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros o contato da água da chuva com cloro armazenado ao ar livre causou uma reação química que produziu uma densa nuvem de fumaça branca e tóxica.

local
Local do vazamento na Estrada dos Altos

A Resiclean, empresa especializada em coleta de resíduos industriais, está instalada na região há 13 anos e se mudou recentemente para o número 1343 da Estrada dos Altos e não possuía autorização da CETESB para funcionar no local, apesar da licença prévia de instalação após mudança de endereço.

Pelo menos 24 bombeiros atenderam a ocorrência e precisaram usar máscaras de proteção, já que a fumaça poderia causar irritação nos olhos e problemas respiratórios, como edema pulmonar. Também estiveram presentes, acompanhando os trabalhos, técnicos de emergências químicas da CETESB, que afirmaram que a direção do vento contribui para não houvesse vítimas entre a população da região.

A operação dos bombeiros começou por volta das 22h e foi concluída por volta de 5h30. Para conter o vazamento os bombeiros tiveram que inundar o galpão em que a carga se encontrava. As primeiras informações recebidas eram de que havia um incêndio no local.

[sam_ad id=”18″ codes=”true”]