Seringueira bate o ABC é o novo campeão da cidade

934

Time do Viana ganha de 1 a 0 e vence a primeira divisão um ano após ganhar a segunda

seringagol
Waguinho marca o gol único do jogo e sai para comemorar/Fotos: Mário Trujillo

O Seringueira é o novo campeão barueriense de futebol amador. O time do Parque Viana venceu a competição ao bater o ABC Califórnia por 1 a 0, neste domingo, 26/8, na Arena Barueri, com gol de Waguinho cobrando pênalti. Com a vitória, o Seringueira consegue a façanha de vencer as duas principais divisões da cidade na sequência. Como o campeonato na segunda divisão deste ano só termina no próximo fim de semana, seus torcedores diziam após o fim da decisão que por sete dias serão campeões da Prata e da Ouro ao mesmo tempo.

Nenhum dos dois finalistas havia erguido a taça da cidade ainda e ambos fizeram um grande jogo, com muito equilíbrio, movimentação e grandes oportunidades de gol de ambas as partes. Durante a partida, o controle das ações mudou de lado várias vezes, o Califórnia foi valente do começo ao fim e valorizou a vitória dos novos campeões. O Seringueira coroou uma campanha quase que perfeita. O time foi o melhor da primeira fase e no total, em dez jogos, teve cinco vitórias, quatro empates e apenas uma derrota.

seringa1
Finalistas fizeram uma partida disputada do começo ao fim com alterações no predomínio

Decisão equilibrada

O jogo foi equilibrado praticamente do princípio ao fim, com momentos de predomínio de cada lado. As duas equipes começaram a partida propondo o jogo, com vantagem para o ABC, que estava mais ligado na marcação no meio e era mais perigoso nas saídas rápidas, especialmente explorando a velocidade de Oseias. Mas o time não conseguia ser contundente na conclusão das jogadas.

O Seringueira, que de início não conseguia acompanhar a movimentação adversária nem se livrar na marcação, foi ajustando o meio-campo e Waguinho começou a aparecer. Foram do time do Viana as primeiras oportunidades de abrir o marcador. Aos 17 minutos, Bruno recebeu livre na área, mas o goleiro Léo saiu esperto e evitou a finalização, chocando-se com o atacante adversário. Aos 24, Waguinho bateu falta com capricho e obrigou Léo a fazer grande defesa.

waguinho
Emoção de Waguinho, o destaque do jogo, com o goleiro Dinho

O Seringueira vinha crescendo pela direita e foi por ali que saiu o único gol do jogo. Uma bola espirrada chocou-se contra Luisinho e o jogo seguiu, mas o auxiliar José Carlos da Silva informou ao árbitro Alex Oliveira pelo sistema de comunicação do trio de arbitragem que a bola havia tocado no braço do defensor. O juiz então deu pênalti, que Waguinho bateu com segurança e abriu o placar. A marcação provocou muita revolta no ABC, que alegava que a bola havia tocado no peito do zagueiro.

Com a vantagem, o Seringueira apertou a marcação no meio de campo e dificultou as ações do Califórnia. Mesmo assim, o ABC teve uma ótima oportunidade de empatar nos minutos finais do primeiro tempo, em grande cabeçada de Jé e defesa espetacular de Dinho.

Califórnia tenta de todas as formas

Na segunda etapa, o Califórnia tentou o empate de todas as formas. A equipe saiu para o jogo desde a volta do intervalo, mas tinha dificuldade de articular as jogadas na frente. O time teve sua melhor oportunidade aos 19 minutos, quando Wesley recebeu diante do gol mas não conseguiu concluir. O ABC chegou a fazer oito alterações para encontrar alternativas de jogo, mas esbarrou no forte sistema defensivo do adversário. Enquanto isso, o Seringueira administrava a passagem do tempo, postado na marcação e levando perigo nos contra-ataques.

Aos 36 minutos, o time do Viana teve a melhor chance do segundo tempo. Waguinho, destaque do jogo, saiu em velocidade e fez um passe de chaleira para Emerson concluir contra a trave esquerda de Léo. Na jogada seguinte, foi a vez de Bruno quase marcar, depois de receber pela esquerda e bater cruzado, rasteiro, para Léo desviar pela linha de fundo.

Nos minutos finais, o ABC partiu para o tudo ou nada, insistindo nas bolas erguidas na área, mas a eficiente defesa do Seringueira levou vantagem em todas as jogadas e segurou a vantagem até o fim.

Seringueira: Dinho, Emerson (Márcio), Anderson (Silas), Gilvan, Flávio, Fernando, Matheus (Diego), Waguinho, Renato, Wilson, Bruno e Renato (Ronaldo).

ABC Califórnia: Léo, Edgar, Célio (Max), Luisinho (Thiago), Edson (Jefferson), Matheus (Wesley), Bill (Renan), Wellington (Adan), Jé (Robson), Oseias (Felipe), Rafa.

Arbitragem: Alex Oliveira (árbitro), Leandro Souza (auxiliar 1) e José Carlos da Silva (auxiliar 2).

Mesa: Montanha.

todos