Fazenda alerta para golpe do falso boleto do IPVA

72

Além disso, há falsos sites simulando a página da pasta na internet e golpistas estão atuando também pelo aplicativo Whatsapp

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo divulgou nota alertando os contribuintes para os golpes que vêm sendo aplicados aproveitando o período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Segundo a pasta, estão sendo enviados falsos boletos para a casa dos proprietários de carros.

ipva

Além disso, o Estado identificou a existência de sites falsos que simulam a aparência da página da Secretaria da Fazenda na internet com o objetivo de colher informações do contribuinte para outras finalidades.

A prática é conhecida como phishing, é uma tentativa eletrônica caracterizada para adquirir senhas, dados financeiros, números de cartões de crédito e outros dados pessoais”, explica a nota. O golpe do IPVA está sendo aplicado também por meio do aplicativo Whatsapp.

Segundo a secretaria, os canais oficiais para obtenção de informações sobre o imposto são a página do IPVA (www.ipva.fazenda.sp.gov.br) e a rede bancária credenciada. A consulta deve ser realizada nos terminais de autoatendimento, pela internet ou diretamente nas agências. Basta ter o número do Renavam do veículo.

A Fazenda admite que está enviando avisos de vencimento do IPVA 2016 relativos aos cerca de 18 milhões de veículos do Estado, mas esclarece que trata-se de um lembrete. O informe não é boleto bancário nem guia de pagamento e traz apenas informações sobre o valor do imposto e a data de vencimento.

A quitação deverá ser feita respeitando o calendário, de acordo com a placa do auto. Os vencimentos começam dia 11 de janeiro para veículos de placas com final 1 para pagamento da primeira parcela de três ou da quitação total do imposto com desconto.

Em caso de dúvidas, os contribuintes devem entrar em contato com a Secretaria da Fazenda pelo telefone 0800-170110 (somente de aparelhos fixos) ou pelo Fale Conosco do site www.fazenda.sp.gov.br.