Rúgbi se despede da Arena com vitória histórica

67

Depois de três derrotas e quando já ninguém mais esperava um triunfo no Americas Rugby Championship, os Tupis vencem os norte-americanos

A rápida temporada das seleções brasileiras de rúgbi na Arena Barueri terminou na noite de sábado, 27/2, com uma vitória histórica do Brasil sobre os Estados Unidos por 24 a 23. O triunfo veio com um penal batido nos acréscimos da partida. A seleção masculina nunca tinha vencido os americanos, que eram os líderes da competição, e esta já está sendo considerada a maior vitória da história do rúgbi nacional.

rugbi5
Em jogo muito disputado, Brasil venceu nos acréscimos/Fotos: Portal do Rugby

O jogo foi o segundo do Brasil em Barueri pela Americas Rugby Championship, o campeonato continental da modalidade. Antes, havia perdido para o Uruguai por 33 a 29, em outra grande atuação. Além disso, os Tupis tinham sido derrotados fora de casa por Chile e Canadá e, por isso, eram os últimos da classificação. Agora, o Brasil subiu para a quinta posição.

A vitória brasileira foi uma mistura de técnica e raça e confirmou o avanço do país no esporte. “Não tenho nem palavras para descrever esse momento. É superação. Vencemos o time líder do campeonato. Vitória histórica”, disse Nick Smith, capitão do Brasil, ao término da partida.

Os brasileiros estão usando o torneio como parte do projeto nacional de desenvolvimento do rúgbi e a vitória de sábado é um passo importante nesse processo. A competição também serve de treinamento para os Jogos Olímpicos do Rio, em agosto.

Depois do jogo, jogadores e dirigentes comentavam que a Arena deu sorte à seleção e afirmaram que pretendem voltar a jogar no estádio no futuro.

No próximo sábado, o Brasil encerra sua participação enfrentando a Argentina em São José dos Campos, enquanto os Estados Unidos visitam o Uruguai.

rugbi3rugbi2rugbi4

rugbi7