Policlínica do Engenho recebe novos aparelhos de Mapa e Holter

193

A intenção é que com os novos esquipamentos haja melhora no atendimento e agilidade nos resultados dos exames

Pacientes da Policlínica do Engenho Novo passarão a contar com oito novos aparelhos para monitorar a pressão arterial e os batimentos cardíacos. A informação foi divulgada pela administração municipal nesta quarta-feira, 28/2, e a expectativa é de que com os novos kits de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa) e Holter, os resultados saiam com maior rapidez.

No caso do Mapa, é monitorada a pressão arterial da pessoa ao longo de todo um período, inclusive durante o sono, e mostra possíveis alterações. Já o Holter, serve scanner do coração que é capaz de detectar reações e alterações cardiológicas que outros exames não detectam.

A aquisição pretende aumentar o número de atendimentos para esses exames, e diferente dos parelhos usados até então – que tinham o prazo de cinco dias apenas para os laudos emergenciais, enquanto os normais levavam até sete dias – os novos equipamentos acompanham um sistema que gera os laudos de um dia para o outro, com prazo de entrega de cinco dias.

Segundo a administração municipal, quatro funcionários da Policlínica responsáveis pelos exames e, consequentemente, pelos aparelhos, receberam treinamento para usar os novos equipamentos.

Já os pacientes que precisam fazer uso dos aparelhos assinam um termo de responsabilidade para conservação e devolução.