Oficina gratuita de xadrez terá 480 vagas

488

Aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira em quatro bibliotecas da cidade

Mais uma modalidade fará parte das Oficinas de Artes de Barueri, o xadrez. Ao todo, o curso gratuito oferecerá 480 vagas com aulas de segunda a sexta-feira em quatro bibliotecas da cidade.

A oficina de xadrez será direcionada para alunos a partir dos sete anos, não há limite de idade e as inscrições começam no dia 17/9. Haverá turmas para iniciantes, intermediários e avançados.

As aulas ocorrerão às segundas e terças-feiras na biblioteca Eny Cordeiro (Jardim Belval); às quartas-feiras, na Luiz Fernandes (Aldeia de Barueri); às quintas-feiras, na Jair Honório (Parque Viana); e às sextas-feiras na Max Zendron (Vila Boa Vista). Estarão disponíveis horários nos períodos da manhã e tarde em todos os locais, com exceção da Max Zendron, que terá aulas apenas na parte da tarde.

Para divulgar a oficina e os benefícios que do jogo de xadrez, o professor Fernando Barbosa estará no Bulevar Central a partir de segunda-feira, 10/9, das 10 às 16 horas. No local, ele dará dicas, sugestões e mostrará curiosidades do jogo de tabuleiro.

As inscrições para o xadrez podem ser feitas a partir do dia 17/9, até enquanto houver vagas, na Casa das Oficinas de Artes – que fica na rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 225, Jardim dos Camargos – de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os interessados devem levar uma foto 3×4, xérox do RG e do comprovante de endereço.

Sobre as aulas

O xadrez é um jogo que simula uma batalha entre dois exércitos, cada um com 16 peças, em um tabuleiro de 64 casas. A disputa estimula o raciocínio lógico e estratégico.

As turmas de nível iniciante terão conteúdos como a história do xadrez e as regras básicas do jogo – como posição e valores das peças; as fases de uma partida; diferenças entre xeque, xeque mate e afogamento; e proteção do Rei – além de atividades com outros dez jogos relacionados ao xadrez (australiana, loser, batalhão, corrida de reis, corrida de peões, guerra de peões, papa-capim, triângulo, revés e xadrez progressivo).

No intermediário, o aluno terá contato com teorias de defesa e abertura, e ainda jogadas estratégicas e táticas – como os tipos de ataques (coordenados, minoria e baioneta), movimentações no meio do tabuleiro, tipos de centro e de roque, sistema de índios e simétrico, cálculo de sequências e criação de repertório.

Já no nível avançado, serão passadas as regras gerais da Federação Internacional de Xadrez, tipos de rating (escala do nível do jogador) e estratégias mais aprofundadas de abertura e defesa. Além da qualidade das peças em cada fase do jogo, iniciativa e vantagem material, finais magistrais, combinações profundas, debilidades, técnicas de análise e coordenação de peças.

Para mais informações sobre as aulas ou dúvidas sobre as inscrições, a Casa das Oficinas de Artes atende pelo telefone 4198-0972.