Museu Municipal abre exposições ‘Semana 22’ e ‘Viva Mário’

165

Inauguração das mostras gratuitas será na próxima quarta-feira, 13/2

O Museu Municipal de Barueri abre na quarta-feira, 13/2, às 15 horas, as exposições Semana 22 e Viva Mário. As mostras têm entrada gratuita e ficam em cartaz até o dia 10/3.

Painel mostra alguns dos pioneiros do movimento modernista, ao lado de Mário de Andrade/Fotos: divulgação

A Semana 22 comemora os 97 anos da Semana de Arte Moderna, que ocorreu nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. A manifestação artístico-cultural reuniu dança, música, recital de poesias, exposições e palestras propondo uma nova estética para a arte, com uma mistura de elementos brasileiros e influências das vanguardas europeias (futurismo, cubismo, dadaísmo, surrealismo, expressionismo). O movimento é considerado o mais importante da história da arte no Brasil e mudou os rumos da cultura nacional.

A exposição traz para Barueri retratos, textos, fotografias e livros do movimento modernista do início do século 20, que teve Mário de Andrade como um dos organizadores, ao lado de artistas como Oswald de Andrade, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral.

Viva Mário celebra os 125 anos de Mário de Andrade (1893 – 1945). Os painéis apresentam a biografia cronológica do escritor, crítico literário, historiador da música, folclorista e ativista paulistano, considerado um dos maiores ícones da cultura nacional. O estilo literário de Mário de Andrade marcou a primeira fase modernista no Brasil com obras como Macunaíma.

A curadoria da dobradinha modernista é do diretor da Pinacoteca de Barueri, Edgard Santo Moretti. O horário de visitação vai de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 9 às 14 horas.

O Museu Municipal de Barueri está localizado na av. Henrique Gonçalves Baptista, 359, Jardim Belval.