Morre aos 63 anos o Dr. Thomaz do Sameb

14018
- Publicidade -

Médico, que teve uma intensa carreira profissional e política, lutava contra o câncer

thomaz1
Dr. Thomaz do Sameb: medicina e política nas veias

Morreu nesta sexta-feira, 9/6, aos 63 anos, o médico Thomas Antônio Cunha Cardoso de Almeida, conhecido como Dr. Thomaz do Sameb. Ele estava internado no hospital Santa Catarina, em São Paulo, onde se tratava de câncer.

Paulistano, formou-se em medicina aos 24 anos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. Ao longo da carreira, fez vários cursos de especialização e pós-graduação, entre eles em Medicina Esportiva, Geriatria e Saúde Pública.

Dr. Thomaz teve intensa atividade profissional e política durante toda a vida. Em Barueri, foi membro do Conselho Municipal de Saúde como representante dos trabalhadores da área. Em 2015, foi o mais votado para a eleição do conselho. Também dirigiu o pronto-socorro central (Sameb).

Outra de suas paixões era a área jurídica. Aos 42 anos, formou-se em direito pela Universidade de São Paulo. Era professor concursado da Academia de Polícia na cadeira de Socorros de Urgência

Sua história na política também é vasta. Em 1982, aos 29 anos, elegeu-se vice-prefeito da cidade de Iporanga, no interior paulista. Em 2004, concorreu à vereança na capital e em 2008 tentou a prefeitura em Iporanga. Voltou a disputar uma vaga na câmara paulistana em 2012 e participou da eleição a deputado estadual em 2014.

Em Barueri era muito popular, especialmente entre colegas de trabalho na área de saúde e seus pacientes. Sua passagem pelo Sameb rendeu-lhe muitos amigos e admiradores. Em 2016, tentou disputar uma cadeira de vereador em Barueri pelo PPS, mas sua candidatura foi impugnada por um problema de documentação.

Em 2015, havia participado como ator da segunda temporada da série Segredos Médicos, do canal Multishow, quando pôde reviver uma paixão de adolescência, o teatro

O Dr. Thomaz será velado na sala D do Cemitério de Congonhas (rua Ministro Álvaro de Souza Lima, 101, Jardim Marajoara, São Paulo) neste sábado, 10/6, até as 12 horas. Depois, seguirá para cerimônia de cremação na Vila Alpina.

Rindo da própria dor

Conhecido pelo bom humor, no dia 4 de maio Dr. Thomaz publicou um vídeo no Facebook, gravado do hospital onde estava internado. Nele, comenta sobre a situação de mudar da posição de médico para a de paciente. “Muito estranho”, disse ele. E brincou: “Tomografia com contraste… ai… esquentou aqui o négocio”.  E fechou a gravação com uma risada.

 

- Publicidade -