‘Matilha’ reúne crianças e seus cães em torno da socialização

367

O projeto tem promovido atividades que ajudam com a interação entre donos e animais de estimação

O programa Matilha, um projeto desenvolvido pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Silveira, com parceria da empresa Cão Cidadão, tem reunido crianças e jovens da comunidade em torno do adestramento de animais de estimação para, com isso, promover a socialização entre donos e seus cães.

Os jovens que participam do Matilha, também são convidados a fazer parte das reuniões mensais do Cão Cidadão, para que possam participar das discussões que envolvem as formas e técnicas de adestramento dos cães./Fotos: Divulgação
Os jovens também são convidados a fazer parte das reuniões mensais do Cão Cidadão/Fotos: Divulgação

São 23 jovens e crianças que se juntam em uma praça com a equipe do Matilha, todas as tardes de segundas e quartas-feiras. Lá, realizam atividades de adestramento com os cães da própria vizinhança para fortalecendo de seus vínculos com os animais, ajudando na comunicação com a família e amigos.

Renata Monges, psicóloga que cuida do projeto há quatro meses, ressalta a importância da ação na vida desses jovens. “O fato de eles trabalharem conosco nesse projeto com os cães favorece no fortalecimento da vinculação afetiva e até mesmo na forma de tratamento e socialização em casa e na escola, já que se trata de crianças fragilizadas, que já participavam de outros projetos do Cras e realmente necessitam deste trabalho.”

O Cras é um serviço que acolhe famílias em situação vulnerável devido à pobreza, privação ou fragilização de vínculos. Nos programas do centro, elas  passam a ter acesso a serviços como cadastramento e acompanhamento em programas de transferência de renda.

Atividades são feitas com cães da própria vizinhança
Atividades são feitas com cães da própria vizinhança

Os jovens que participam do Matilha também são convidados a fazer parte das reuniões mensais do Cão Cidadão, para que possam participar das discussões que envolvem as formas e técnicas de adestramento dos animais. Em uma de suas vertentes, o Agility, eles aprendem a fazer comandos com os cães que já são treinados e participam de competições.

Atualmente, o programa pretende se vincular a uma equipe técnica, para que possa suprir a demanda de 40 crianças que estão na lista de espera para entrar no projeto. Para as que quiserem participar, basta ir acompanhadas de seus responsáveis ao Cras do Jardim Silveira, que fica na Av. Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, 1110, onde será feita uma triagem de acordo com as necessidades da família. O telefone do Cras é o 4162-1370.