Material escolar: tesoura tem, caderno ainda não

1636

O que deveria vir como um kit, tem chegado de item em item para os alunos da rede municipal

Dos oito itens previstos para as Emefs, somente cinco foram entregues na Alcino de Souza. Caderno é um dos que ainda falta
Dos oito itens previstos para as Emefs, somente cinco foram entregues na Alcino de Souza. Caderno é um dos que ainda falta

Já é junho e os alunos das escolas municipais de Barueri ainda não têm o material escolar completo. Alguns receberam tesoura, lápis, borracha, mas não o caderno.

Depois da saga dos livros de apoio, que começaram a ser entregues no fim de abril, e quase um mês depois ainda não tinham chegado às mãos de todos os alunos (leia a matéria), agora os estudantes assistem às aulas sem ter todo o material básico.

Segundo a secretaria de Educação, o material é distribuído de acordo com o nível de ensino. Para as Emefs, por exemplo, são previstos oito itens, entretanto, o que os estudantes têm em mãos não é isso. Segundo um aluno da Emef Professor Alcino Francisco Souza, no Jardim Tupã, a indignação substituiu alguns dos artigos escolares. “Recebemos o material. Está uma vergonha”, contou o adolescente P.L.

Para ele e para os colegas de turma, o que foi entregue foram um lápis, uma régua, uma cola branca, um apontador, uma tesoura e uma borracha – bem diferente do que foi listado para o Barueri na Rede pela secretaria de Educação.

Procurada pelo BnR, a direção confirmou o que foi informado pelos alunos, e explicou que o material, que deveria ser um kit, tem chegado a granel, e que a orientação da prefeitura é ir entregando os itens aos alunos conforme forem recebendo.

material-escolar2Além da questão da falta de caderno, por exemplo, outro problema surgiu com esse sistema de entrega. Em uma das escolas, parte da sala para atividades lúdicas tem sido ocupada pelos materiais, que vão sendo entregues aos poucos à escola. “Não temos como estocar, esperar formar os kits e depois entregar tudo para os alunos”, explicou uma funcionária.

Enquanto isso, as mães de alunos que conseguiram receber todos os itens reclamam da qualidade do material. “Esse é o material escolar. Imaginem quando for o uniforme”, postou uma mãe na rede social, lembrando que ainda não foi entregue o uniforme do ano letivo de 2017 para as crianças.

O material de cada modalidade de ensino

Para alunos das Emeis: é caixa de lápis de cor (12 cores); lápis grafite; tesoura; cola branca; caderno brochura; apontador com depósito e borracha branca.

Para alunos das Emefs: caixa de lápis de cor (12 cores); lápis grafite; tesoura; cola branca; caderno brochura; apontador com depósito; borracha branca e régua 30cm.

Para alunos da EJA têm que receber lápis grafite; apontador com depósito; borracha branca e régua 30cm.